#betrend moda

13 peças essenciais para manter um armário cápsula

Quer experimentar viver com um armário cápsula? Nós ajudamos a selecionar as peças essenciais para que nunca lhe falte nada.

Ter (e manter) um armário cápsula é a nova tendência dos amantes da ecologia (ambiental e emocional). Com um guarda-roupa minimalista, a nossa vida torna-se infinitamente mais simples: temos menos peças, mais facilidade em escolher o que vestir, menos desperdício e, claro, mais espaço livre para outras coisas (ou apenas para respirar).

O desafio de ter um armário cápsula, no entanto, choca de frente com o mundo que nos rodeia. Todos os dias somos bombardeados por mensagens publicitárias de incentivo à compra. Como distinguir o que faz mesmo falta daquilo que temos só porque sim?

Reunimos uma lista de 13 peças que compõem um armário cápsula infalível. Elas garantem que nada faltará em qualquer tipo de ocasião, sem sobrecarregar o roupeiro. Neste caso, apontamos para um total de 30 peças, incluindo calçado e excluindo roupa interior. 

armário cápsula

10 peças essenciais para construir um armário cápsula

Camisolas de manga comprida (três)

Estas camisolas podem ser usadas de várias formas: sozinhas, nos dias amenos; por baixo da roupa, nos dias mais frios; por baixo de um blazer, dispensando as blusas,... com criatividade, três peças transformam-se em dezenas de opções.

Casaco quente (um)

A moda de ter o armário cheio de casacos quentes é muito típica dos países onde não faz frio a sério. Quem sabe o que é viver com temperaturas verdadeiramente gélidas tem quase sempre um, no máximo dois casacos muito quentes, que usa por cima da roupa.

A ideia é que o casaco sirva para cobrir e agasalhar, e não propriamente para criar conjuntos. Assim - e porque em Portugal não há propriamente um clima nórdico -, neste armário cápsula só deixamos espaço para um exemplar.

Sweaters / camisolas de malha (três)

As camisolas mais quentes são essenciais para o inverno e podem ser usadas em camadas (com as camisolas de manga comprida por baixo, por exemplo).

O ideal é escolher modelos bastante diferentes entre si, para não dar a ideia de que está sempre com a mesma roupa e também para ganhar alguma versatilidade. Varie também nas cores.

Saias / vestidos (dois)

Num armário cápsula as saias podem assumir-se como uma opção mais versátil do que os vestidos, porque podem ser combinadas com peças diferentes e assim variar mais no look. Os vestidos, pelo contrário, preenchem todo o look e perdem variedade, além de que são de estação única. Assim, a nossa sugestão é que aposte em duas saias radicalmente diferentes (na cor, no comprimento, no padrão, no tecido), para ganhar opções.

No caso dos homens, que não usam saias, podem substituir por dois pares de calças chino: são práticas, confortáveis e extremamente versáteis.

Fato (um)

A menos que tenha um emprego muito, muito formal e com um código de vestuário rígido, não precisará de mais do que um fato. Além de usá-lo como conjunto, pode separar as peças e combiná-las com outras coisas - umas calças de fato ficam bem com uma camisola de manga comprida ou até de malha, por exemplo; um blazer fica bem com umas calças de ganga ou com uma saia. Tendo um armário cápsula, será sempre mais fácil imaginar novas combinações com as peças que tem.

Calças de treino / leggings (um par)

As leggings e as calças de treino são excelentes opções para um armário cápsula porque servem o propósito que lhes quisermos dar. Uma ida ao ginásio? Sim. Uma tarde no sofá a ver séries? Sim. Um passeio no parque? Também. Escolha uma cor neutra e fica com combinações infinitas.

armário cápsula

Calças de ganga (três)

Um armário cápsula tem de ter calças de ganga, porque são das peças mais versáteis que podemos ter. Opte por modelos que lhe assentem bem e escolha opções variadas na cor e no corte - por um lado, isso faz com que não pareça que anda sempre com a mesma roupa; por outro, ganha versatilidade nas combinações, porque há modelos mais formais e outros mais informais.

Ténis (um par)

Outro fundamental num armário cápsula. Os ténis tanto servem uma ida ao ginásio, como uma ida ao supermercado.

Escolha um modelo de cores fáceis de combinar e que não tenha um formato demasiado arrojado, para poder combiná-las com tudo.

Sapatos de salto alto (um par)

Para as mulheres, os sapatos de salto alto são imprescindíveis se quiserem estar preparadas para situações mais formais. Se optar por um par de sapatos discreto e confortável, ganha mais uma opção “mil-em-um”, porque tanto pode usar com calças de ganga como com o fato ou as saias.

Para os homens, ainda que um par de sapatos mais formais seja o mais indicado, podem sempre ter aqui uma vaga extra que podem preencher com um segundo par de ténis.

Sapatos rasos (dois pares)

Uns bons sapatos rasos completam qualquer look, sobretudo se forem de cores neutras. São essenciais num armário cápsula porque servem ao verão e ao inverno e ainda vão bem com praticamente todos os estilos de combinações.

Pijamas (dois)

Para dormir não precisa de mais do que dois conjuntos - um para usar e outro para lavar enquanto usa o primeiro.

Conjuntos de banho (dois)

Tal como nos pijamas, um armário cápsula não precisa de mais do que dois conjuntos de praia: terá sempre um a uso enquanto o outro seca.

armário cápsula

T-shirts (cinco)

As t-shirts também são base no armário cápsula, porque podem ser usadas sozinhas, combinadas com um blazer ou com uma camisola. Importante é que opte por modelos de corte tradicional (os cortes muito arrojados dão muito nas vistas quando são repetidos frequentemente) e varie nas cores e nos padrões. Também não perde nada em ter pelo menos uma t-shirt branca (mesmo que tenha desenho), que é universal nas combinações.

Sutiãs (três)

Ninguém precisa de encher gavetas de sutiãs a perder de vista, porque a verdade é que vai acabar por escolher três ou quatro com os quais se sente melhor e repeti-los no uso. Aproveite que está a fazer um armário cápsula e liberte-se do que não usa. Três chegam perfeitamente e permitem lavar e secar com a devida frequência. Os homens têm aqui mais um espaço extra no armário cápsula, que podem preencher com três camisas - ideais para usar por cima das t-shirts ou das camisolas de manga comprida, por baixo de uma camisola de malha ou combinadas com o fato.

Feito o essencial para o armário cápsula, não se esqueça de acrescentar a roupa interior, que não foi contabilizada nesta lista.

Descubra ainda as marcas de roupa sustentáveis que adotaram novas práticas, amigas do ambiente. 

#betrend

Produtos relacionados

Top Marciano EstampadoTop Marciano Estampado
Saia Marciano EstampadaSaia Marciano Estampada
Ténis Pride Classic Slip-OnTénis Pride Classic Slip-On
Cardigã com padrão total J balvin x GuessCardigã com padrão total J balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão total J Balvin x GuessT-shirt com padrão total J Balvin x Guess
Top caveado com logótipo na frente J Balvin x GuessTop caveado com logótipo na frente J Balvin x Guess