#betrend moda
Como usar leggings: 6 ideias de looks elegantes
Não sabe como usar leggings e criar looks elegantes? Temos seis sugestões que a vão ajudar a combinar conforto e estilo.
São vários os motivos para as leggings serem peças de roupa tão populares: são confortáveis, práticas, e de muito fácil manutenção. No entanto, e como sempre acontece, há um lado mais complicado: nem todas as pessoas sabem como usar leggings.
Sendo peças muito coladas ao corpo e tendencialmente pouco elaboradas, as leggings tanto podem trazer charme a um look cuidado como podem dar um ar menos cuidado a quem as usa.
Para garantir que faz sempre parte do primeiro caso, reunimos algumas sugestões de looks que lhe permitem usar leggings de forma elegante.
Como usar leggings: combinando conforto e elegância
Antes de passarmos aos looks, umas notas fundamentais sobre como usar calças leggings, porque esta peça, tão justa ao corpo, não favorece todas as silhuetas por igual.
Começamos pelo mais fácil: os corpos de medidas standard, muito proporcionais. Estes corpos ficam com bons contornos dentro de umas leggings, requerendo atenção apenas aos pontos que possam estar menos musculados (zonas flácidas ficam completamente expostas).
Para os corpos com barriga mais saliente, as leggings devem ter cós subido, porque ajudam a disfarçar a zona abdominal (e assim evitam que as atenções se foquem nessa área).
Para quem tem pouca barriga, mas a coxa larga, as leggings ficam melhor se forem cobertas por roupa na zona dos glúteos e da cintura, atenuando o efeito de volume das ancas.
Finalmente, corpos muito magrinhos requerem alguns cuidados. O ideal é que conjugem as leggings com umas botas de cano alto, para adicionar volume à silhueta.
Looks para usar leggings de forma elegante
Com casacos compridos
A melhor forma de usar leggings e favorecer a sua silhueta? Conjugar com um casaco comprido. Seja de malha ou de fazenda, o casaco comprido cria volume na parte de cima do corpo e dá a impressão de que a zona das pernas emagrece. O truque, claro, é útil sobretudo para quem tem um corpo em forma de pera, com a anca mais larga do que qualquer outra zona do corpo.
Com casaco curto e blusa comprida
As leggings também podem ser trabalhadas em looks por camadas. Neste caso, o casaco curto cria volume na parte de cima do corpo, enquanto a blusa comprida reduz o contraste entre a cintura e as coxas. É a opção ideal para quem tem os ombros e as coxas largas, mas a cintura mais estreita.
Com sweater
Quando falamos em como usar leggings, esta é uma das soluções que não pode faltar. Este é o look com leggings mais desportivo desta lista - e também o mais fácil de compor: basta uma sweater, umas calças leggings e uns ténis. No entanto, não é conjunto para qualquer pessoa ou ocasião. Neste caso saem mais favorecidos os corpos curvilíneas e proporcionais.
Com vestido
Quando pensamos em como usar leggings, nem sempre nos lembramos de que elas podem fazer as vezes de collants. Neste caso, a utilização de leggins permite encurtar o comprimento dos vestidos, porque nunca corre o risco de deixar à vista nada que não queira que seja visto. Além disso, o tecido das leggings é mais forte do que o dos collants, o que ajuda a estreitar as pernas e a torná-las mais rígidas e curvilíneas.
Com meias pelo joelho
Não é um conjunto muito visto, mas pode ser útil a quem tem as pernas muito magrinhas em relação ao resto do corpo. Mais uma vez, o trabalho funciona por camadas: independentemente do que vestir na parte de cima, componha a zona de baixo do corpo com as leggings, umas meias pelo joelho e umas botas de cano alto.
O volume criado na barriga da perna vai reforçar o efeito de que tudo é proporcional.
Com galochas
Não há grande segredo na combinação de leggings com galochas, tirando talvez o facto de ela favorecer sobretudo os corpos de medidas mais standard. A grande vantagem - que torna este conjunto especial - é mesmo o conforto.
Sem recorrer ao ar desportivo das leggings com sweater, a combinação de leggings com galochas permite-lhe manter-se quente, trabalhar as camadas que quiser e ainda proteger os pés com o único calçado verdadeiramente eficiente nos dias de chuva.