#betrend moda
Marcas de roupa sustentáveis: 3 gigantes que abraçaram o planeta
Conheça os três gigantes da moda que adotaram novas práticas e se assumiram como marcas de roupa sustentáveis.
Vamos falar de marcas de roupa sustentáveis.
Esta é uma temática que tem vindo a ganhar força. De facto, a moda tem sido apontada como um dos maiores inimigos do planeta. Das tintas aos tecidos artificiais, passando pelo desperdício que cria montanhas em várias zonas do planeta, há muitos dedos apontados à indústria.
A boa notícia, contudo, é que as marcas estão atentas às novas exigências do público e começam a mudar o próprio rumo.
Neste artigo falamos de três gigantes da moda que adotaram o rótulo de marcas de roupa sustentáveis — mantendo o estilo de sempre, mas com mais respeito pela natureza.
O que são marcas de roupa sustentáveis?
As marcas de roupa sustentáveis adotam processos produtivos mais respeitosos com a natureza, reduzem o uso de produtos químicos e minimizam o desperdício de materiais. Além disso — e porque a sustentabilidade não se fica pelo domínio ambiental —, garantem maior respeito pelos colaboradores ao longo de toda a cadeia de produção, preservando as comunidades onde estão presentes.
Três gigantes da moda que abraçaram o planeta
Timberland
Algodão ecológico, couro tingido por processos que respeitam a natureza, borracha e plásticos reciclados: a Timberland cumpriu todos os itens da lista de obrigações das marcas de roupa sustentáveis.
A aventura começou com uma coleção específica, mas neste momento todos os produtos da marca refletem o compromisso com um planeta mais habitável para todos.
A acrescentar, uma nova e transparente política de gestão de recursos humanos, acompanhada de normas mais restritas para a escolha de fornecedores e parceiros (cujos métodos têm de ser igualmente responsáveis).
Guess
Longe de ser novata no mundo da moda, a Guess fez questão de ser uma das primeiras marcas de gama média-alta a reclamar o título de marca de roupa sustentável. A coleção inovadora ECO GUESS.
A nova coleção Eco oferece peças com 20% a 100% de materiais orgânicos, reciclados ou produzidos de forma responsável. A coleção é produzida tendo em conta processos de manufatura ambientalmente conscientes.
Dentro desta coleção encontra ainda as peças Eco Denim. A ganga destas peças é produzida através de métodos de impacto reduzido para o ambiente e com pelo menos 20% de materiais sustentáveis. De forma a facilitar a vida aos consumidores, a marca identifica os artigos da coleção sustentável com uma etiqueta verde — ECO GUESS.
Vans
Se ainda não ouviu falar da coleção Eco Theory da Vans, chegou o momento. “Surfistas, skaters e adeptos da mudança” — assim especifica a própria marca — têm agora acesso a sapatos completamente comprometidos com a preservação do meio ambiente.
A coleção tem várias peças disponíveis, todas no estilo já habitual da marca. O que muda, mesmo, são os materiais: cortiça, algodão orgânico, borracha reciclada, e até colas à base de água são os ingredientes-chave.
Como escolher roupas sustentáveis?
A sustentabilidade está na moda e, por isso, todas as marcas querem ser reconhecidas como marcas de roupa sustentáveis. A verdade, no entanto, é que há muitas que estão longe de o ser.
Para saber se determinada peça é mais ou menos amiga do ambiente, analise a etiqueta. Os materiais que a compõem devem ser naturais (como o linho, o algodão ou a lã), idealmente produzidos de forma responsável (orgânica). Os materiais artificiais, como colas, borrachas ou plásticos, devem ser reciclados, tendo em atenção que a percentagem de produto reciclado pode não ser total, assumindo-se, naturalmente, que quanto mais produto reciclado houver, melhor.
Finalmente, vale a pena considerar as práticas de gestão de recursos humanos, materiais e logísticos da marca. Se, por exemplo, uma camisola for feita com 100% de algodão orgânico, mas tiver de ser enviada de propósito do outro lado do mundo, então a pegada ambiental é elevada (porque o transporte também polui).
Para conhecer melhor as práticas da cada marca, terá de fazer alguma pesquisa, mas a vantagem é que bastará pesquisar uma vez para incluir (ou não) aquela marca na sua lista.
Descubra mais aqui sobre moda sustentável.