#betrend lifestyle
Ideias e técnicas para melhorar a sua saúde mental
A saúde mental é um tema que tem sido cada vez mais abordado e discutido na esfera pública. No entanto, existe ainda um grande tabu e preconceito quando se fala deste tema, e a tendência é pensar nisto apenas como a ausência de problemas ou doenças mentais. No fundo, a saúde mental é um estado de bem-estar e equilíbrio.
Durante a pandemia, foi implementado o isolamento social, necessário à preservação da nossa saúde física. Contudo, com o isolamento, a discussão sobre a saúde mental e o que fazíamos para a prejudicar ou melhorar foi trazida para o debate público. Este tema deve ser sempre central nas nossas vidas, pois quando no sentimos bem e plenos, conseguimos ultrapassar as situações de stress do nosso dia a dia de forma motivada e resiliente e, assim, seremos mais produtivos.
A preocupação com a saúde mental só nos traz benefícios, tanto física como psicologicamente. Por isso existem técnicas fáceis de aplicar no nosso dia a dia que vão facilmente aumentar o nosso bem-estar.
Existem algumas atividades que podemos fazer e que nos ajudam a descontrair em momentos de maior stress. O exercício físico, por exemplo, tem resultados dois em um: mantemo-nos ativos e em forma, contribuindo para um estilo de vida saudável, ao mesmo tempo que tiramos partido dos seus benefícios a nível de saúde mental.
Algumas das vantagens do exercício físico para a saúde mental são as seguintes:
- Ajuda a gerir e reduzir os níveis de stress;
- Melhora a qualidade do sono;
- Previne diversas doenças;
- Ajuda a combater a tristeza e ansiedade;
- Deixa-nos motivados, com energia, força e confiança;
- Melhora a autoestima e autoimagem.
Além do exercício físico, existem também algumas técnicas de relaxamento que podemos implementar facilmente no nosso quotidiano, e que nos vão proporcionar um sentimento de bem-estar.
5 Técnicas de Relaxamento para cuidarmos de nós:
- Ouvir Música:
Composição de uma playlist com as músicas preferidas, que transmitam boas energias ou boas recordações, e usá-la sempre que for necessário. - Respirar:
Inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Ao inspirar, colocar a mão sobre o abdómen, e sente-a a subir. Este é o movimento que mostra estamos a respirar profundamente e a fazer o uso total dos pulmões. - Treinar a mente:
Meditação e mindfulness requerem prática, e idealmente, acompanhamento no início. Porém, é algo facilmente treinado em casa. É essencial que se escolha um local tranquilo. - Descontrair os Músculos:
No final do exercício, é normal sentirmo-nos com um pouco de sono. Começar por mexer os dedos, mãos e pés e fazer alguns alongamentos ajuda a regressar ao movimento de forma calma e equilibrada. - Yoga:
Todas as manhãs, ao acordar, é agradável dedicar alguns minutos a uma prática de yoga. Ajuda a que se sinta o corpo relaxado e revigorado logo desde o início do dia.
Começar por mudar alguns comportamentos de estilo de vida, como gestão do stress e horários de sono regulares, é uma parte muito importante para garantir o bem-estar e saúde mental.
Para ajudar nesta jornada de bem-estar, pode descobrir as nossas 10 Dicas para Manter o Bem-Estar Emocional e o Equilíbrio ou ler as nossas Dicas de Plenitude para uma maior qualidade de vida.
Imagens @Unsplash