#betrend bem estar

Plenitude: como ter mais qualidade de vida

Em busca de uma vida com mais qualidade, siga estes pequenos passos para cuidar do seu corpo, mente e alma.

 

Numa altura em que a saúde física se tornou o tema central em todo o mundo, a saúde mental e qualidade de vida foram muito sacrificadas.

Depois de incontáveis meses em confinamento, o stress e a ansiedade em que vivemos parecem mais fortes do que nunca.

Dentro de quatro paredes, os nossos dias são passados numa correria e, mesmo em teletrabalho, chegamos à cama exaustos.

Com o corpo inundado de cortisol (a chamada hormona do stress) desenvolvem-se cada vez mais problemas de tensão muscular e exaustão.

Qualidade de vida, procura-se!

Em busca de uma vida com mais qualidade, siga estes pequenos passos para cuidar do seu corpo, mente e alma.

Este verão chega como uma lufada de ar fresco. É o momento de dar prioridade à qualidade de vida. E não precisa de viajar para as Maldivas ou acordar de madrugada para viver mais plenamente.

Basta implementar alguns hábitos saudáveis para acalmar a mente e o corpo. Aponte estas dicas para melhorar o seu bem-estar de forma eficaz e recuperar a paz de espírito:

fruta e piscina

1. Coma as cores do arco-íris

Seguir uma alimentação saudável é meio caminho andado para melhorar a qualidade de vida: melhora o humor, combate a depressão e aumenta a energia.

A sua dieta alimentar deve ser forte em legumes e frutas de cores vivas e variadas — como um arco-íris. Evite o açúcar e, de preferência, compre biológico e local.

Também é importante olhar para a qualidade das calorias e não só para a quantidade.

2. Tire férias dos ecrãs

Raramente se separa dos seus dispositivos digitais? Então está na hora de os “desligar” para restaurar o equilíbrio.

Os ecrãs podem desgastar a sua energia porque está sempre ligado, pronto a responder a qualquer estímulo.

Para atingir a verdadeira plenitude, mantenha o telemóvel no bolso enquanto estiver com os seus amigos e não permita dispositivos no quarto de dormir. É tudo o que precisa para cuidar da mente e da alma.

3. Priorize quem ama

Numa nova realidade sem abraços, não assuma que as redes sociais substituem a proximidade física e emocional. Muito pelo contrário: estar junto de quem ama, entre sorrisos e gargalhadas, é um estímulo para o sistema imunitário.

4. Viva a natureza

Pare por um momento para apreciar uma praia, um caminho florestal ou a margem de um rio. E aproveite para apanhar sol, se o tempo o permitir, durante 15 minutos.

A vitamina D é conhecida por prevenir vários tipos de doenças, sendo que, não se pode esquecer dos óculos de sol. O humor e energia também agradecem.

5. Saia da inércia

Se não costuma fazer exercício físico, vá com calma e comece por dar um passeio. Sempre que possível, troque a passadeira do ginásio por uma caminhada ou corrida ao ar livre.

Os pequenos desníveis dos terrenos naturais incentivam a um exercício mais completo, forte em equilíbrio e coordenação.

meditar

6. Durma bem (e melhor)

Sabia que o sono abranda o ritmo cardíaco e a respiração? Todos sabemos que é difícil estabelecer um horário regular para se deitar e levantar, mas é importante consolidar um ritmo noturno.

Adormecer e acordar será menos cansativo. Lembre-se que o sono permite que o corpo se autorregenere e é fundamental para ter mais qualidade de vida. A mente deverá ficar mais clara, o humor melhora e a energia duplica.

7. Respire… e aprenda a meditar

A prática de mindfulness não só pode baixar a pressão arterial, reduzir a dor crónica e melhorar a qualidade de sono como também pode regular o apetite e estimular o sistema imunitário.

A melhor forma de começar é com sessões breves de dez minutos e, de preferência, à mesma hora e no mesmo local.

Permita que o seu corpo relaxe e respire calmamente para uma melhor saúde física e mental.

Aproveite ainda para espreitar a tendência da moda sustentável.

#betrend store

Produtos relacionados

Sílvia Catarina

Sílvia Catarina é uma jornalista de lifestyle, criadora de conteúdo e cronista da Betrend que está sempre a par das tendências de moda e beleza. Cresceu nos arredores da capital do calçado e passou os tempos livres na costureira com a avó ou na fábrica de sapatos do avô. Hoje, partilha os seus looks diários com milhares de seguidores e defende que, com os sapatos certos, pode conquistar o mundo.