#betrend moda
Sapatos Oxford: o clássico imperdível para homem
Os sapatos Oxford não são todos iguais. Conheça alguns dos modelos masculinos mais populares.
Uns sapatos Oxford são indispensáveis na coleção de calçado de qualquer homem. Ideais para eventos formais e profissionais, estes sapatos completam bem a maioria dos looks e são altamente versáteis e muito elegantes, servindo com um ótimo complemento para o visual.
Talvez por se terem tornado tão populares e por aceitarem tamanha versatilidade, os sapatos Oxford de homem existem em inúmeras variantes, mais ou menos arrojadas, para satisfazer o estilo de todo o tipo de consumidores.
Montar um look com sapatos Oxford masculinos
Dependendo do modelo e do material de que são feitos, os sapatos Oxford encaixam facilmente na maioria dos looks, podendo complementar um fato de cerimónia tão bem como um conjunto de passeio. Assim, a única regra quando quer construir looks é evitar cair no tom desportivo, onde os sapatos Oxford dificilmente encontram lugar.
Outra curiosidade - e prova de versatilidade - dos sapatos Oxford masculinos é que eles também podem compor looks femininos: são várias as celebridades que se apoderaram de sapatos de homem para completar um conjunto e a escolha tem-se provado sempre acertada.
Tipos de sapatos Oxford para homem
Modelo bicolor
A mistura de cores é muito comum nos sapatos Oxford e, embora seja, quase sempre, feita dentro do mesmo tom, também não é inédito um modelo em que duas cores diferentes se complementam.
Os sapatos Oxford bicolores fogem ao tradicional e ao clássico, por isso dizem melhor com looks que também não estão cem por cento dentro das regras.
Em pele
Os sapatos Oxford em pele são os mais comuns e os mais fáceis de encontrar. Há para todos os gostos e em várias cores, embora andem quase sempre dentro do castanho e do preto.
Este modelo tradicional vai bem com praticamente qualquer escolha de conjunto, mas brilha especialmente quando as calças têm bainha subida e deixam ver umas meias de estilo mais ousado. Em alternativa, também podem ser usados sem meias, porque o contraste da pele com a cor do sapato funciona muito bem.
De frente em bico
Parecendo que os sapatos Oxford são todos iguais, não são: além das cores e dos enfeites, também podem variar ligeiramente na forma. Os sapatos com a frente mais estreita são um bom exemplo de variação da forma, embora não sejam os mais vistos nas ruas.
O modelo de frente estreita é mais usado em conjuntos formais, mas há quem o inclua noutro tipo de conjuntos. Também é mais fácil encontrar este modelo em pele ou em verniz do que em camurça.
Em camurça
Mais vistos no inverno, porque também são mais quentes, os sapatos Oxford de camurça são uma escolha mais conservadora. Ficam bem em looks casuais, mas também podem compor conjuntos de festa, e raramente se encontram noutra cor que não o preto e o castanho.
Ainda que sejam uma opção popular entre os homens menos dados a aventuras de guarda-roupa, estes modelos podem ganhar uma vida extra se tiverem atacadores de uma cor contrastante com a da camurça.
Envernizado
Geralmente usados em contextos mais formais, os sapatos Oxford envernizados quase sempre têm a frente mais estreita. São mais clássicos e nem sempre é fácil integrá-los num conjunto menos formal - mas para resolver esse problema já existem modelos combinados de pele e tecido envernizado, que, além de originais e arrojados, conseguem corresponder a qualquer tipo de ocasião.
E porque os looks masculinos pedem acessórios elegantes e repletos de estilo, não perca ainda as nossas sugestões de relógios para homem.