Relógios para homem: clássicos e intemporais

Os modelos clássicos de relógios para homem estão de volta. Conheça cada um ao pormenor.

relógios para homem

Os relógios para homem são a jóia de eleição no mundo masculino: se, por um lado, cumprem o objetivo utilitário de mostrar as horas, por outro são um adereço que completa o look e reflete a personalidade de quem os usa.

Por serem, em parte, um espelho da personalidade, os relógios para homem estão sempre disponíveis numa miríade de formatos, cores e modelos tecnológicos. Há, no entanto, um conjunto de opções clássicas que nunca saem de moda e que são praticamente universais.

relógios para homem

Relógios para homem: os clássicos

Relógio digital masculino

Os relógios digitais já contam algumas décadas de existência, mas continuam a ser muito populares entre o público masculino. O modelo desportivo - preto e robusto, em plástico e/ou borracha - existe em várias marcas e a vários preços.

As versões base destes relógios para homem limitam-se a dizer as horas, mas algumas mais compostas (ou não fosse este um relógio voltado para o desporto) oferecem funcionalidades complementares, como cronómetro ou temporizador.

Relógio com pulseira em metal

As pulseiras em metal - douradas ou prateadas - nunca perderam totalmente o lugar no mercado dos relógios para homem, embora tenham sofrido, ao longo das décadas, algumas oscilações de popularidade. Encontramos no mercado opções de aço brilhante, aço escovado, inox básico ou até ouro. A escolha é sua. 

relógios para homem

Relógio com mostrador escuro

Os mostradores de fundo escuro são uma tendência quase permanente, que sobrevive às mudanças no formato, nos materiais e até na tecnologia.

Nos modelos mais formais de relógios para homem, o fundo escuro fica-se pelo cinzento, pelo preto e pelo azul escuro. Há, no entanto, mais cores disponíveis para os mais aventureiros.

Relógio de mostrador quadrado

O relógio de pulso masculino mais popular nas décadas de 70 e 80 tinha o mostrador quadrado, e a tendência foi sobrevivendo até aos dias de hoje.

Este modelo de relógios para homem tende a combinar com uma pulseira metálica (para ser coerente com o estilo original), e pode ser analógico ou digital.

Como escolher relógios para homem

Quando são adeptos do uso de relógio, os homens tendem a ter um estilo favorito e não fogem muito dele, por mais relógios que tenham. Isso significa que, embora os relógios sejam excelentes presentes, requerem algum cuidado na escolha para não serem um “tiro ao lado”.

Se quer oferecer um relógio a um homem, procure perceber, primeiro, que tipo de relógios ele usa: a cor das pulseiras, o formato do mostrador, a versão (analógica ou digital) e até o tamanho do relógio.

Em caso de dúvida, mais vale oferecer um modelo semelhante a outro que ele já tenha do que arriscar numa opção completamente nova e que pode não lhe agradar.