#betrend moda

Pessoal e intransmissível: como ter um estilo próprio

À procura de um estilo próprio? Encontrá-lo é o primeiro passo para se sentir confiante na própria pele. Descubra cinco dicas para transformar a sua personalidade, atitude e estilo de vida numa imagem capaz de refletir elegância, segurança e individualidade no dia a dia.

Encontrar o seu estilo pessoal não é fácil. É um processo que não se faz do dia para a noite, mas vem acompanhado de uma dose extra de confiança para causar uma boa impressão e começar a ser a melhor versão de si próprio. Nas palavras de Iris Appel, “estilo é atitude, atitude e atitude”. Este só não deve espelhar a sua personalidade como quem verdadeiramente é e onde quer chegar. Reunimos cinco estratégias para ter um estilo próprio que reflita a sua forma de ser:

estilo próprio

5 dicas para definir o seu estilo próprio 

1. Olhe criticamente para o seu armário

Arregace as mangas e comece uma limpeza profunda ao seu armário. É fundamental que o guarda-roupa esteja limpo, organizado e estimule a sua criatividade. Ter centenas de peças não facilita a busca pelo seu estilo próprio. Muito pelo contrário. Separe as suas roupas favoritas e pense o que é que têm em comum entre si. Sente-se bem nelas? Será que o fazem sentir mais confiante? São maioritariamente confortáveis? Explore quais são as suas silhuetas preferidas e invista em variações do mesmo género para construir um estilo único. O resultado final será um roupeiro coeso que o motiva a encontrar uma versão mais original, autêntica e bonita de si próprio.

2. Explore várias inspirações de estilo

Agora que já limpou o seu guarda-roupa, está na hora de procurar inspiração nos influenciadores, montras de lojas, revistas, amigos ou celebridades. Abuse de redes sociais como o Instagram e o Pinterest para recolher outros exemplos de peças com as quais realmente se identifica e têm tudo a ver consigo. Compile as imagens e, involuntariamente, o seu estilo será influenciado por uma mistura de estilos, com apontamentos e peças de assinatura que o vão facilmente diferenciar dos outros. Pode ser uns óculos de sol à la Anna Wintour, um macacão à la Kim Kardashian ou mesmo um eyeliner preto à la Ariana Grande. A escolha é sua, mas lembre-se: deve apenas inspirar-se e não replicar estes exemplos.

3. Seja sempre fiel a si próprio

estilo próprio

Em termos de imagem, é obrigatório combinar aquilo que somos e aquilo que queremos transmitir. O seu estilo não tem de ser discreto ou chamativo, mas deve espelhar a sua personalidade e gosto. Se é maioritariamente fã de neutros porque é que usa cores fortes e garridas? Se não dispensa skinny jeans porque é que só veste calças à boca de sino? Esqueça as tendências e as modas da última estação. “A moda passa. O estilo permanece”, já dizia Coco Chanel. O estilo pessoal não se compra e constrói-se ao longo do tempo. O mais importante é manter-se fiel a si próprio, confiar nas suas escolhas, expressar-se individualmente e sentir-se confortável na sua própria pele.

4. Fuja das compras impulsivas

Nas compras, fica indeciso? Na dúvida, não leve. Evite comprar algo só porque está em saldos, por exemplo. As compras em cima do joelho não são bons investimentos porque, sem tempo, acaba por adquirir peças com as quais não se identifica a 100%. Não vale a pena comprar uma roupa que, por muito que esteja in, não tem nada a ver consigo. Consulte o seu style board para tomar decisões ponderadas e reserve parte do seu orçamento para básicos de qualidade que, no dia a dia, servem de base para formar combinações e encontrar o seu estilo pessoal.

5. Saia da sua zona de conforto

O estilo não tem de ser estático, invariável e permanente. Afinal de contas, é uma imagem que nos ajuda a expressar e, tal como a nossa vida, pode estar em constante transformação. Vestir-se sempre dentro da sua zona de conforto, sem arriscar ou sem experimentar, também é um sinal de insegurança. Arrisque, seja com um vestido feminino justo ou uma silhueta masculina oversized, para testar peças diferentes do habitual e criar novos looks. Pode ser qualquer coisa desde que exprima aquilo que é ou a maneira como se sente. Procure um cunho pessoal, brinque com a moda e construa lentamente o seu estilo próprio.

#betrend

Produtos relacionados

Top Marciano EstampadoTop Marciano Estampado
Saia Marciano EstampadaSaia Marciano Estampada
Ténis Pride Classic Slip-OnTénis Pride Classic Slip-On
Cardigã com padrão total J balvin x GuessCardigã com padrão total J balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão total J Balvin x GuessT-shirt com padrão total J Balvin x Guess
Top caveado com logótipo na frente J Balvin x GuessTop caveado com logótipo na frente J Balvin x Guess

Sílvia Catarina

Sílvia Catarina é uma jornalista de lifestyle, criadora de conteúdo e cronista da Betrend que está sempre a par das tendências de moda e beleza. Cresceu nos arredores da capital do calçado e passou os tempos livres na costureira com a avó ou na fábrica de sapatos do avô. Hoje, partilha os seus looks diários com milhares de seguidores e defende que, com os sapatos certos, pode conquistar o mundo.