#betrend moda
Calças à boca de sino: o regresso de uma tendência eterna
As calças à boca de sino estão de volta para mais uma temporada. Saiba como usar esta nova (velha!) tendência.
As calças à boca de sino são um exemplo clássico das modas que vão e voltam.
Nascidas com um propósito utilitário (eram usadas pelos carpinteiros para proteger os sapatos da poeira), precisaram de poucas décadas para entrar no circuito da moda e nunca mais de lá saíram.
Este modelo de calças volta a estar na berra, mas é preciso saber como usar e com o que combinar, para não parecer que entrou na máquina do tempo e saiu na década errada.
Calças à boca de sino: uma história de regressos
Ainda que mantenham o seu princípio base (a base mais larga do que a zona do joelho) em todos os seus reaparecimentos, as calças à boca de sino foram sofrendo alguns ajustes em cada reentrada na lista de tendências.
Nos anos 60 e 70, por exemplo, as calças à boca de sino queriam-se exageradas na forma: quanto mais larga a base, melhor. Ficam a comprová-lo as fotografias dos jovens nestas décadas, onde os sapatos praticamente não se veem.
O corte acabou por se desvanecer para voltar, em força, nos anos 90. Desta vez menos evidente, concretizado num ligeiro alargamento da perna a partir do joelho, embora insuficiente para cobrir, completamente, os sapatos.
Também esta tendência desapareceu no início dos anos 2000, substituída pela moda dos modelos skinny.
Chegados à década de 2020, voltamos a encontrar as calças à boca de sino nas pernas dos famosos.
A tendência volta ao exagero das formas (os sapatos voltam a esconder-se por baixo das calças), mas acrescentam-se a criatividade nos padrões e a diversidade no comprimento (que nem sempre fica rente ao chão).
Como escolher as calças à boca de sino para o seu corpo
Um dos grandes desafios das calças à boca de sino é o impacto que elas têm na perceção visual — efeito que se agrava quanto mais exagerada for a forma de sino.
Por exemplo, para quem pretende disfarçar a parte superior do corpo, as calças à boca de sino, pelo ser corte flare vão criar um equilíbrio entre o volume dos quadris e dos ombros.
Corpos mais curvilíneos e/ou de pernas longas são particularmente favorecidos com este tipo de corte, que acompanha e aperfeiçoa a silhueta.
Por outro lado, para quem pretende alongar a silhueta, tem nas calças à boca de sino um aliado, já que — quando conciliadas com saltos altos — ajudam a alongar a silhueta.
Como usar e combinar as calças à boca de sino
Há várias formas de usar as calças à boca de sino nesta temporada. Selecionamos cinco opções mais populares.
Com cintura alta
Umas calças à boca de sino com cintura alta, combinadas com uma blusa leve, conferem muita elegância ao look, sobretudo se o corpo tiver curvas acentuadas.
Este modelo ajuda a equilibrar as proporções e até faz as pernas parecerem mais longas.
De corte pouco acentuado
Nesta temporada, as calças à boca de sino não precisam de tapar os sapatos.
O efeito sino menos acentuado favorece as silhuetas mais estreitas e as pernas menos longas, democratizando o uso desta peça em diferentes tipos de corpo.
Com padrão
As calças à boca de sino são, por si só, um statement — sobretudo se o corte for acentuado —, mas ainda podem ir mais longe se tiverem um padrão vistoso.
Formas geométricas simples (quadrados, triângulos, losangos) caem particularmente bem a este modelo, mas exigem muita personalidade e confiança para não “afogarem” quem as usa.
Em modelo crop
Uma das inovações recentes nas calças à boca de sino é que elas já não chegam sempre a tocar no chão.
Encontram-se, por esta altura, várias opções cropped (acima do tornozelo), quase sempre combinadas com um efeito sino menos evidente.
Estes modelos têm um ar particularmente informal, pelo que jogam melhor em looks mais descontraídos.
Se prefere outro estilo temos várias sugestões de looks com calças paper bag ou wide leg.