#betrend beleza

Cremes de rosto: como fazer a escolha acertada

Saiba como escolher os cremes de rosto ideais para a sua pele e tire máximo proveito dos ingredientes.

cremes de rosto

O mercado dos cremes de rosto é vasto e tem tudo para todos os tipos de pele. Talvez por isso, alguns consumidores têm dificuldade em escolher o creme certo.

À primeira vista, a questão pode não parecer problemática - mas o uso prolongado de cremes de rosto desadequados pode trazer efeitos indesejados e até alguns problemas na derme.

cremes de rosto

Cremes de rosto: sim ou não?

Começamos com a pergunta essencial: vale a pena investir em cremes de rosto? Se os cremes de que falamos forem hidratantes, então a resposta é sim. A pele da nossa cara é a que está mais exposta e vive agressões variadas ao longo do dia (sol, poluição, maquilhagem,...), por isso merece bem uma ajuda para se proteger.

De uma forma geral, os cremes de rosto hidratantes ajudam a pele a manter-se saudável, elástica e resistente, atrasam o aparecimento de rugas e linhas de expressão e até a intensidade com que elas aparecem.

Se, pelo contrário, estivermos a falar de cremes de rosto com outras funcionalidades - como anti-rugas -, então a resposta já pode depender dos ingredientes de cada creme e da relação qualidade-preço, já que o mercado tem produtos muito bons, mas também tem algumas escolhas menos adequadas. 

Como usar os cremes de rosto

Por norma o hidratante facial regular deve ser aplicado de manhã, antes de sair de casa. Pode usar depois de lavar a cara com água e antes de aplicar a maquilhagem, e pode complementar com outros produtos que queira (como creme de contorno de olhos ou protetor solar).

Também há alguns tipos de hidratante para o rosto que são mais apropriados para a noite. Estes cremes de rosto já têm poder regenerador e, por isso, funcionam mais quando não estamos a sujeitar a pele a nenhuma agressão. Neste caso, convém ter cuidado e respeitar mesmo as indicações da marca, já que há cremes de noite que, usados durante o dia, podem provocar reações adversas.

Escolher o creme certo para a sua pele

Há três tipos de pele principais: seca, oleosa, e normal ou mista. A pele seca, como o nome indica, é uma pele tendencialmente pouco hidratada, de aspeto baço e sem vida. A pele oleosa, pelo contrário, tende a ser brilhante e sebosa, de toque gorduroso. Já a pele mista é uma combinação das duas anteriores (oleosa nas partes mais sebosas do rosto, como o nariz, e seca nas restantes).

Uma nota importante vai para quem tem pele normal ou mista: apesar de, aparentemente, a pele não precisar de grandes cosméticos, o uso de cremes de rosto hidratantes continua a ser recomendado, devido ao efeito protetor. Além disso, a lavagem regular da pele somente com água pode desregular a produção de sebo e deixá-la seca ou oleosa.

De uma forma geral, o ácido hialurónico é o ingrediente que procura nos cremes de rosto, seja para que tipo de pele for, porque estimula a regeneração celular e retarda o envelhecimento equilibrando a hidratação com a produção de gordura.

Depois há os restantes ingredientes, que, esses sim, podem ser mais adequados a uns tipos de pele do que outros:

cremes de rosto

Para pele oleosa

Os cremes de rosto à base de água devem ser preferidos em relação aos outros, porque - e seguindo a lógica descrita acima com o ácido hialurónico - ajudam a aumentar a percentagem de água em relação à de óleo e com isso reduzem o aspeto gorduroso da pele.

Peles secas

Os cremes de rosto com glicerina são bons para as peles secas, porque oferecem uma hidratação mais profunda. Ao contrário dos cremes à base de água, estes hidratantes estimulam mais a produção de óleo, dando à pele um aspeto mais sedoso e saudável.

Peles mistas

As peles mistas são mais exigentes, porque um creme muito forte (em qualquer um dos sentidos) pode ter resultados indesejados em alguma parte do rosto.

Neste caso, o ideal é apostar numa fórmula mais gentil e mais equilibrada, que ofereça hidratação profunda mas não abuse nos ingredientes gordos.

Peles sensíveis

Para lá de todas as outras características, há peles muito sensíveis e que facilmente fazem reação alérgica aos componentes químicos dos cremes de rosto. Para estas, os cremes com ingredientes naturais são sempre opções mais seguras. Em todo o caso, a regra deve ser a de que menos é mais: quanto menos ingredientes tiver o hidratante facial, maior a probabilidade de ele ser bem aceite pela sua pele.

cremes de rosto

O que não se quer nos cremes de rosto

Decore estes dois nomes: propilparabeno de sódio e methylisothiazolinone. O primeiro pode atuar como desregulador endócrino, favorecer a infertilidade e até o desenvolvimento de cancro; o segundo, que é um conservante, não encontrará em produtos à venda em Portugal, porque está proibido na União Europeia, mas pode encontrar em cremes de rosto comprados online a marcas estrangeiras.

E o protetor solar?

Há cremes de rosto hidratantes que incluem proteção solar, mas este não deve ser critério eliminatório na hora de escolher os produtos. Na verdade, quase sempre o fator de proteção é muito baixo (15 ou menos), o que faz com que não sirva para proteger a pele da exposição solar direta.

O melhor será sempre aplicar um protetor solar tradicional por cima do creme de rosto (sim, mesmo no inverno), garantindo proteção máxima contra os efeitos negativos dos raios UVA e UVB.