#betrend moda
Casacos de inverno: como vestir os essenciais da estação
Dos blusões às gabardines, saiba como usar os casacos de inverno em cada ocasião sem perder o estilo.
Não é pouco o que se pede dos casacos de inverno: têm de ser quentes, confortáveis, largos o suficiente para permitirem a sobreposição de camadas, mas também estilosos para não estragar o look.
Para esta estação, as tendências não são particularmente diferentes do que temos visto em anos anteriores, sendo que a criatividade maior está na forma como cada uma vai sendo usada um pouco por todo o mundo.
Reunimos, por isso, algumas ideias de looks com casacos de inverno, para se inspirar e saber como conjugar as peças mais quentes do seu armário sem apagar o resto do conjunto.
Escolher casacos de inverno
Os casacos de inverno tendem a ser compridos e/ou volumosos, e por isso ocupam grande parte do seu visual quando os veste. Por este motivo, é importante que escolha sempre peças que combinem com o seu estilo e a sua personalidade.
Também é importante que os casacos de inverno sejam vistos como um complemento do look, e não como um substituto. Ainda que a sensação seja de que nem vale a pena elaborar no que está por baixo do casaco, a verdade é que deve estar preparada para poder tirá-lo em qualquer altura sem desconstruir o figurino. Além de que o que trouxer por baixo também vai impactar na sua postura e confiança (e isso nota-se!).
Finalmente, os materiais: um bom casaco é sempre um bom investimento, principalmente quando se tratam de casacos de boa qualidade. Além de que um bom casaco agasalha bem, portanto, escolha peças devidamente forradas e de boa confeção.
Usar casacos de inverno
A gabardine
As gabardines não são todas iguais, a começar pelos materiais de que são feitas. Apesar de, originalmente, esta peça ter sido pensada para dias chuvosos mas de pouco frio, outras derivações foram nascendo, como o trench coat de inverno.
O trench coat de inverno tem um corte semelhante ao da gabardine tradicional, mas é feito de materiais mais grossos e resistentes. Exemplo disso, são as gabardines de oleado ou de napa, que têm um brilho diferente e uma resistência suplementar ao frio.
No inverno, a gabardine fica particularmente bem com vestidos e botas de cano alto. Se a sua silhueta o permitir, aproveite o cinto para realçar a cintura e melhorar a forma geral do look.
O casaco bomber
Os casacos de inverno deste ano inspiraram-se na tendência bomber das estações anteriores: usam o mesmo formato largo, as mesmas faixas elásticas nos punhos e na cintura, e até a mesma combinação de cores. A diferença está no tecido, que é mais grosso, e no capuz, que por esta altura já é adicionado à peça.
O casaco bomber de inverno vai bem em conjuntos mais informais: umas calças de ganga, umas botas ou ténis.
A capa
A capa vai e vem de moda com muita frequência, mas é uma presença respeitada no mundo dos casacos de inverno.
Muito associada a looks mais formais e trabalhados, a capa pode vir em qualquer cor, mas é quase sempre feita dos mesmos materiais: algodão ou lã. Em Portugal, encontra várias em burel - o tecido tradicional das terras altas.
A vantagem da capa é que dá um toque elaborado e feminino ao conjunto; a desvantagem é que não combina com qualquer coisa - perde glamour se tiver de conviver com umas calças de ganga, desfalece se vir uns ténis e é intransigente com malas a tiracolo.
Para usar uma capa com estilo, combine-a com um vestido ou calças justas, uns sapatos e uma mala de mão pequena ou média.
O blusão
O blusão é o mais comum dos casacos de inverno e deve a sua fama à versatilidade. Pode ser usado por cima de um conjunto formal, mas também é muito tolerante com umas calças de ganga e uns ténis.
No mercado há muitos estilos de blusão disponíveis, em vários materiais e com diferentes cortes. Tem a vantagem de poder escolher um que espelhe mesmo bem a sua personalidade e que vá com praticamente tudo o resto que tem no armário.
O casaco de pelo
Agora artificial em quase todas as marcas, o pelo continua a estar na moda, embora tenha perdido o aspeto aristocrático de outros tempos.
Disponíveis em várias cores e cortes, estes casacos de inverno primam por serem muito quentes, mas exigem alguns cuidados nos complementos, porque aumentam o risco de comprometer a silhueta.
Combine-os com peças justas (sobretudo nas pernas) e malas pequenas. A regra não é difícil de decorar: quanto mais volumoso for o casaco, mais pequenas e discretas devem ser as peças que combinam com ele.
O sobretudo de malha
Os sobretudos vão bem com praticamente qualquer coisa, e também é por isso que são muito apreciados como casacos de inverno.
Se não tiver espaço no armário para muitas peças, opte por uma cor neutra, que combine com tudo (cinza, bege, preto,...). A partir daí, é jogar com as formas, porque estes casacos vão tão bem com uns sapatos formais como com um par de ténis.
Tenha em atenção, no entanto, que é fácil anular a silhueta do corpo com os sobretudos de malha. Escolha modelos cintados ou então assuma o corte a direito e saliente-o com umas peças justas por baixo.