#betrend moda

De volta à moda Y2K: as peças essenciais

Saiba como recuperar a moda Y2K, que está em alta nas tendências da estação.

Se o nome desta tendência não lhe diz nada, os nomes de alguns ícones vão, certamente, fazer voltar algumas memórias: Britney Spears, Christina Aguilera, Missy Elliot, Jennifer Lopez, Destiny’s Child. Acertou: a moda Y2K é tudo sobre voltar aos anos 2000 e reviver o guarda-roupa da adolescência.

A moda Y2K

Podia ter sido recuperada pela geração que, naquele tempo, era adolescente, mas não foi. A moda Y2K chega de novo às tendências pela mão da geração Z e está a deixar os Millennials a suspirar de nostalgia.

As peças pouco ou nada mudam em relação à inspiração original. É o final dos anos 90 e início dos anos 2000 - com todo o avanço tecnológico e irreverência da altura - a tomar conta das montras e das passerelles.

O que compõe a moda Y2K?

Tudo o que era obrigatório no início do milénio está na lista de essenciais desta estação: o rosa chiclete, os tecidos metálicos, os looks de ganga total, os logos em destaque, as saias de pregas, as calças largas, os ténis agigantados, os óculos de sol coloridos, os acessórios infantilizados, etc. 

moda y2k

As peças essenciais para um look na moda Y2K

Casacos metálicos

Um bom casaco estilo bomber, num tecido brilhante - mas não é com brilhantes, é mesmo um brilho mecânico - é uma peça que grita anos 2000 com toda a força.

Ganga sobre ganga

Os looks de ganga total eram tudo nos anos 2000, apesar de nos anos seguintes terem resvalado e passarem a ser visto como pouco (ou nada!) elegantes. Hoje, 2022, ganga sobre ganga está de novo em alta. É tempo de tirar tudo que tem do armário, porque já tudo é permitido outra vez.

Baby tees

As t-shirts curtas, a mostrar o umbigo, eram uma grande tendência na moda Y2K e também estão de regresso. Além de serem curtas, querem-se em cores e motivos infantilizados, porque a ideia era mesmo a de tornar o look (francamente) mais jovem.

Calças de ganga largas

São, muito provavelmente, a peça da moda Y2K que mais se vê agora nas ruas. As calças de ganga de perna larga estão de regresso e alguns modelos até replicam mesmo os detalhes dos rasgões nas pernas, as bainhas desfeitas e a cintura baixa. Claro que, como qualquer tendência, requer cuidados (e até aqui há um ligeiro revival), na medida em que, usar calças de cintura descida implica cuidados para favorecer a silhueta e o look no geral.

moda y2k

Casacos curtos de malha canelada

É justo dizer-se que na moda Y2K não há grande espaço para frio. A acompanhar as baby tees, usavam-se casacos de malha canelada igualmente curtos, que geralmente se vestiam com o primeiro e último botão desapertados (para dar ideia de volume ao busto). 

Minissaias

Não havia adolescente no final dos anos 90 que não tivesse no armário pelo menos uma minissaia. A tendência repete-se, mais de vinte anos depois. Em todas as cores, o que importa na moda Y2K é que a saia seja curta, muito curta. As pregas são um extra que, na altura, também se usava muito.

Fatos de treino de veludo

Está ainda por ser descoberto o motivo de esta peça ser olhada pela geração Z como um ícone, mas a verdade é que sim, também está na moda Y2K. De resto, não há muito mais a dizer: são fatos de treino completos, feitos em veludo. Há cinco anos envergonhavam-nos nas fotografias dos álbuns de família, hoje são uma prova de estilo invejada.

#betrend

Produtos relacionados

Top Marciano EstampadoTop Marciano Estampado
Saia Marciano EstampadaSaia Marciano Estampada
Ténis Pride Classic Slip-OnTénis Pride Classic Slip-On
Cardigã com padrão total J balvin x GuessCardigã com padrão total J balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão total J Balvin x GuessT-shirt com padrão total J Balvin x Guess
Top caveado com logótipo na frente J Balvin x GuessTop caveado com logótipo na frente J Balvin x Guess