#betrend lifestyle

Matcha: o antioxidante do momento

Com certeza já ouviu falar do Matcha, um chá antioxidante que promete trazer vários benefícios para a sua saúde. Mas se ainda não sabe o que é, nós explicamos-lhe as suas origens, benefícios, e deixamos algumas sugestões de receitas para o consumir no seu dia a dia.

Matcha é um tipo de chá verde asiático consumido essencialmente sob a forma de pó. O chá verde é considerado um dos melhores antioxidantes e apresenta inúmeros benefícios para a saúde.

O chá verde matcha, tal como o chá preto, é extraído das folhas mais jovens da planta camellia sinesis. Além de este chá verde ser um poderoso antioxidante, também se diz diminuir os riscos de desenvolver algumas doenças, como o cancro da mama, constipações e a doença arterial coronária. Além disso, também diz melhorar o sistema imunitário, que dá um aspeto mais saudável à pele e ainda que ajuda na manutenção da perda de peso. Como é um produto muito versátil, pode ser usado em várias receitas, como em bolos e panquecas ou em diversas bebidas. Inspire-se nas nossas sugestões para aproveitar da melhor forma os benefícios do matcha.

 

Brigadeiros de chá matcha

Matcha Latte

Para fazer um Matcha Latte, junte 200ml de leite ou de uma bebida vegetal à sua escolha à temperatura desejada, em seguida adoce a mistura com açúcar ou adoçante natural, como o xarope de agave. Por fim, é só adicionar uma colher de chá de matcha em pó e mexer bem até conseguir uma mistura uniforme.

 

Brigadeiro de matcha

Para fazer uns deliciosos brigadeiros de matcha, misture numa panela uma lata de leite condensado e um pacote de natas, mexendo sempre e em lume baixo, até a mistura atingir o ponto brigadeiro. A seguir, adicione cerca de 10g de matcha em pó e continue a mexer. Por fim, é só colocar o conteúdo num recipiente de vidro ou silicone e deixar arrefecer. Para fazer as bolinhas, passe óleo nas mãos e vá retirando pequenas porções de massa fazendo pequenas bolas. Para finalizar, pode passar qualquer tipo de granulado, como granulado de chocolate branco ou coco ralado.

 

Papas de aveia de chá matcha

Papas de aveia com matcha

Se preferir experimentar umas papas de aveia com matcha, comece por misturar numa panela 40gr de flocos de aveia ou farinha de aveia, uma colher de chá de canela, 100ml de leite ou bebida vegetal à sua escolha e 100ml de água, e deixe ferver em lume médio-baixo. Quando conseguir a consistência que prefere, retire do lume. No final, pode adicionar fruta fresca, frutos secos ou manteiga de amendoim.

 

O chá verde matcha tem crescido em popularidade, pois é um excelente ingrediente para dar um boost de sabor e nutrição às suas receitas. Os benefícios deste chá ainda estão a ser estudados. Contudo, muitos deles já foram comprovados.

Se procura mais ideias de receitas, pode ainda inspirar-se nas nossas sugestões de marmitas saudáveis e de snacks para os dias mais frios.

 

Imagens: @pinterest