#betrend moda

Euphoria: a série que descodifica o estilo da Gen-Z

Saiba como se vestem os personagens de Euphoria e o que as roupas dizem sobre cada um.

Os adolescentes são um grupo etário difícil de entender, mas ainda há quem consiga tamanha proeza. Em Euphoria - a série da HBO que está a fazer sucesso em todo o mundo - a Geração Z surge retratada em todo o seu esplendor, e o mérito é todo de Heidi Bivens.

Bivens é a responsável pelo guarda-roupa de todas as personagens de Euphoria e, admite, teve de passar semanas a observar adolescentes para conseguir descodificar os estilos com que se vestem. O resultado é um conjunto de personagens complexas por dentro e por fora que dão à série uma riqueza singular. Destacamos os principais exemplos neste artigo.

Como se faz o guarda-roupa de Euphoria

Para vestir as personagens da série, Bivens revela que recorreu, sobretudo, a designers menos conhecidos e a peças únicas ou vintage. Para cada personagem, a roupa é um espelho da personalidade e da evolução ao longo da série, daí que os looks que agora destacamos não sejam definitivos nem se repliquem eternamente até ao fim da última temporada.

Euphoria

O estilo descodificado das personagens de Euphoria

Rue (Zendaya)

A personagem principal da série veste uma combinação de peças das marcas Dickie, Gosha, Rubchinskiy e Sci-Fi Fantasy. A ideia é que não demonstre particular interesse por moda, mas, ainda assim, apresente looks com personalidade forte e elementos marcantes.

Entre os fãs, os looks de Rue são conhecidos pelos casacos de malha às riscas, as camisas de botões, as t-shirts tingidas e até as meias Vans. Uma curiosidade: os ténis pretos, que acompanham a personagem em todas as cenas, são da própria atriz, que diz rever-se no estilo de Rue.

Jules (Hunter Schafer)

A personagem trans de Euphoria é totalmente inspirada na cultura anime: cores pastel, babydolls, camisolas floridas de gola alta, saias de pregas, mochilas com características que podem remeter para uma fase mais juvenil e ténis de plataforma constroem looks que parecem saídos de uma série japonesa. Não sendo um fornecedor exclusivo, a Eckhaus Latta é responsável por grande parte das peças que compõem o guarda-roupa desta personagem.

Uma curiosidade sobre Jules é a maquilhagem, que é tão (ou mais) trabalhada quanto a própria roupa. De acordo com Heidi Bivens, a cada conjunto que vemos na série corresponde uma maquilhagem diferente, igualmente inspirada na cultura nipónica. O mérito, neste caso, é partilhado com a responsável pela maquilhagem da série, Doniella Davy.

Nate (Jacob Elordi)

Nate é, provavelmente, a personagem mais simples de Euphoria no que diz respeito ao guarda-roupa. Por ser o “all american guy”, ou seja, uma representação do comum adolescente norte-americano, Nate veste sempre peças confortáveis: camisas de flanela, t-shirts de algodão, calças de ganga e uns ténis básicos. 

Euphoria

Maddy (Alexa Demie)

Em contraste com a personagem Nate, Maddy representa o que de mais extravagante pode haver no guarda-roupa da geração Z. Conhecida pelos twin-sets (conjuntos de duas peças com o mesmo design), Maddy atravessa Euphoria com looks de marcas de alta costura, como Chanel ou Miaou.

Também sobre esta personagem Bivens revela uma curiosidade: um dos looks mais badalados da série (um top e umas calças recortadas na anca) é uma réplica de um conjunto da marca I.Am.Gia. O problema? Bivens queria as peças em roxo, a marca não as fazia; a solução foi pedir autorização para copiar a peça e mandar fazer na cor pretendida, exclusivamente para a série da HBO.

Kat (Barbie Ferreira)

No que toca a guarda-roupa, Kat é das personagens com maior evolução em Euphoria.

A personagem de Barbie Ferreira começa por ser inspirada no estilo vintage (visível sobretudo nos óculos de estilo revivalista, nas golas à antiga e nas calças de cinta subida), mas com o passar dos episódios (e a descoberta da própria sexualidade) evolui para uma imagem mais punk.

Nos episódios mais recentes, Kat já veste saias em xadrez, meias de rede, corpetes e gargantilhas, que combina com penteados ousados, olhos destacados a negro e um batom vermelho vivo.

Como replicar o estilo de Euphoria?

A facilidade com que se replicam os looks de Euphoria vai depender, claro, da personagem em que se inspira. As roupas de Maddy, por exemplo, vão requerer algum investimento - pelo menos até começarem a aparecer nas novas coleções das marcas fast-fashion (o que, adivinha-se, será uma questão de tempo). Se, pelo contrário, está numa de replicar o estilo de Kat, uma visita a algumas lojas de estilo alternativo e/ou punk devem resolver o desafio.

Copiar os looks de Rue será fácil - pode, inclusive, considerar peças masculinas de tamanhos pequenos, porque a própria personagem as veste em alguns episódios. O mesmo acontece com o estilo de Nate, que qualquer loja de roupa confortável para homem deverá oferecer.

Se, por outro lado, pretende replicar o estilo de Jules, basta uma pesquisa online e depressa irá encontrar várias marcas especializadas que lhe permitem criar os looks desta personagem, que pode depois completar com uma ou outra peça de marcas fast-fashion.

#betrend

Produtos relacionados

Top Marciano EstampadoTop Marciano Estampado
Saia Marciano EstampadaSaia Marciano Estampada
Ténis Pride Classic Slip-OnTénis Pride Classic Slip-On
Cardigã com padrão total J balvin x GuessCardigã com padrão total J balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão total J Balvin x GuessT-shirt com padrão total J Balvin x Guess
Top caveado com logótipo na frente J Balvin x GuessTop caveado com logótipo na frente J Balvin x Guess