#betrend bem estar
Prevenção e tratamento eficaz da vista cansada
Sintomas, causas e conselhos
A fadiga ocular tem vindo a afetar inúmeras pessoas e, para além das várias tipologias de doenças dos olhos, poderá ter como principal causa a proliferação da utilização em massa de dispositivos digitais. Saiba quais os principais sintomas e a melhor forma de prevenir e tratar a vista cansada.
O que é?
A fadiga visual ou ocular traduz-se numa sensação de cansaço nos olhos e poderá acontecer pela conjugação de diversos fatores ou, simplesmente, ser o resultado de um esforço ocular acrescido, tendendo a desaparecer após repouso.
Quais os sintomas?
Esta sensação de vista cansada está, normalmente, relacionada com sintomas que podem vir a diminuir a nossa qualidade de vida, tais como:
- Dor de cabeça;
- Dor nos olhos;
- Visão turva e/ou dupla;
- Vermelhidão e/ou ardor nos olhos;
- Secura e/ou lágrimas nos olhos;
- Sensibilidade à luz;
- Dificuldade de concentração;
- Dor de pescoço, ombros e/ou costas;
- Tonturas e/ou outros distúrbios.
Principais causas
Há inúmeros fatores a contribuir para este que é, também, um processo natural de envelhecimento – a lente do olho, o cristalino, vai perdendo elasticidade, diminuindo o poder de foco do olho.
- Doenças do foro ocular – poderão, com frequência, originar fadiga do olho, pelo que a visita a um especialista em oftalmologia será sempre indispensável;
- Atividades que requeiram o uso (em esforço) do aparelho ocular, por longos períodos de tempo – condução (noturna, sobretudo), leitura, escrita, tarefas minuciosas, exposição à luz ou falta dela, uso de dispositivos digitais em excesso (computador, telemóvel, televisão, tablet), entre outras.
Conselhos preventivos
- Se usa com frequência dispositivos digitais, lembre-se de pestanejar com mais frequência (temos tendência a fazê-lo poucas vezes). Ao pestanejar, os olhos ficam humedecidos, o que evita secura e irritações. Pequenas e regulares pausas permitirão desviar o olhar do dispositivo por algum tempo e regular o pestanejar;
- Aquando do uso deste tipo de dispositivos, é igualmente importante ajustar a iluminação do ambiente. Tenha especial atenção à luminosidade (e limpeza) dos ecrãs e opte, também, pela visualização de caracteres em tamanho grande;
- Se trabalha diante de um computador, lembre-se que uma postura incorreta também poderá acarretar sintomas de vista cansada. Ajustar a mesa de trabalho e a cadeira a uma altura adequada será fulcral a vários níveis;
- Em caso de secura do olho, o uso de lágrimas artificiais (colírio lubrificante) poderá ajudar a minimizar o problema. A aplicação de um pano embebido em água morna em olhos secos, fechados, poderá, de forma natural, aliviar os sintomas de secura ou vista cansada.
Estas são algumas dicas que poderá facilmente adotar enquanto prevenção da vista cansada. Mas, cautela: se os sintomas persistirem ou se agravarem, não se acomode – deverá consultar um especialista!
[related_products]
Referências:
https://www.cuf.pt/mais-saude/vista-cansada-como-reconhecer-os-sintomas-e-o-que-fazer