#betrend lifestyle

Frida Khalo: a vida de um ícone, uma exposição imersiva em Lisboa

A exposição imersiva sobre a vida da pintora mexicana Frida Kahlo está patente no Reservatório da Mãe de d’Água das Amoreiras até 8 de janeiro, com video mapping, instalações de realidade aumentada e painéis interativos.

Frida Khalo: a vida de um ícone, uma exposição imersiva em Lisboa

Depois do sucesso na Alfândega do Porto, a exposição sobre a vida e obra da pintora Frida Khalo chegou a Lisboa. No Reservatório da Mãe de d’Água das Amoreiras pode descobrir painéis interativos, instalações tridimensionais, realidade aumentada, video mapping e ambiências cheias de cor que pretendem refletir o imaginário da pintora mexicana e contar a sua história. A exposição pode ser visitada de terça a domingo e o preço dos bilhetes varia entre os 13 e os 15 euros.

Instalação tridimensional na exposição imersiva Frida Kahlo

A experiência divide-se em dois momentos: no primeiro, o visitante percorre diversas instalações artísticas, entre fotografias históricas, instalações artísticas e filmes originais, podendo vivenciar a realidade virtual e criar um modelo personalizado de Frida Kahlo. De seguida, será imerso num impactante espetáculo audiovisual em 360º, com momentos singulares do percurso pessoal da pintora.

O início do percurso é marcado pelo trágico acidente de Frida Khalo que a prende durante meses a uma cama, ainda adolescente. Este acontecimento teve várias repercussões nas suas pinturas que começaram a retratar a sua dor e sofrimento. Frida nasceu em 1907 no México, e ficou conhecida pelos seus coloridos retratos e autorretratos.

Através da arte, tentou explorar questões como a identidade de género e o colonialismo, tendo ficado também associada ao feminismo por retratar nas suas obras o universo feminino. Apesar de ser considerada por muitos como uma pintora surrealista, a próprias afirmava que ela não o era porque não pintava sonhos, apenas pintava a sua realidade. A pintora faleceu em 1954, aos 47 anos, e ainda hoje continua a ser uma referência no mundo das artes.

Veja aqui mais sugestões Betrend para desfrutar dos seus tempos livres neste outono.

Imagens: @vousair