#betrend beleza

Cabelo a precisar de mimo? Estes são os melhores champôs do mercado

Dos champôs sólidos aos tradicionais, conheça as melhores opções para cada tipo de cabelo.

 

Se, para algumas pessoas, os champôs são produtos simples de cosmética - e compram o que estiver em promoção no supermercado -, para outras são um elemento indispensável para a rotina de beleza.

A verdade é que um bom champô pode fazer muita diferença, quer na saúde, quer no aspeto do nosso cabelo. Se não dispensa um cuidado capilar de qualidade, vai querer espreitar esta lista dos melhores champôs que se encontram no mercado por esta altura.

champôs

Os champôs e os tipos de cabelo

Antes de partir à descoberta das novidades da cosmética capilar, importa conhecer o impacto que diferentes champôs têm em diferentes tipos de cabelo.

Primeiro, há que conhecer bem o seu cabelo: que necessidades tem? Que fragilidades apresenta?

No fundo, o que importa nos champôs não é a marca, mas a forma como os ingredientes se adequam a si. Por exemplo, um champô que faz maravilhas com cabelos lisos pode ser contraproducente num cabelo encaracolado, da mesma forma que um poderoso anti-caspa pode causar estragos visíveis num cabelo naturalmente muito seco.

Depois, é preciso perder algum tempo a conhecer os champôs. Além das funções que prometem (anti-caspa, anti-frizz, liso sedoso, etc.), é importante olharmos para o rótulo. Os champôs mais químicos tendem a ter efeitos mais imediatos e visíveis no curto prazo, mas podem ter um impacto catastrófico no couro cabeludo com a utilização frequente.

É importante lembrar que o cabelo é um organismo vivo, ou seja, os champôs têm um efeito a curto prazo mas também têm impacto a longo prazo. Mesmo que tenha encontrado um champô que, aparentemente, faz milagres, preste atenção ao aspeto e comportamento do cabelo nas semanas seguintes ao início da utilização, para poder detetar qualquer tipo de efeito secundário indesejável.

champôs

Os melhores champôs do mercado

Consideramos, para esta lista, algumas marcas que podem ser difíceis de encontrar no mercado português. Nesses casos, é sempre possível comprar online, nas plataformas internacionais mais conhecidas ou até nas próprias marcas.

Adeus caspa, olá hidratação

Head & Shoulders Supreme Detox and Hydrate

A H&S é conhecida pelos champôs anti-caspa, mas é sabido que este tipo de produtos tende a secar bastante o cabelo e até pode ser prejudicial ao couro cabeludo.

Para compensar, a marca lançou recentemente esta gama de champôs hidratantes.

Mantendo o poder de reduzir a caspa, este champô contém ingredientes adicionais - como o óleo de coco e o óleo de argão - que ajudam a limpar e hidratar o escalpe. No fundo, é uma abordagem diferente ao problema de sempre, já que um escalpe bem hidratado também não larga caspa com tanta facilidade.

Limpeza a fundo para tirar resíduos

Bumble & Bumble Bb.Sunday

Quando usamos muitos produtos para o cabelo é natural que os resíduos se acumulem no couro cabeludo. Estes resíduos prejudicam o equilíbrio da pele e até podem ser a causa de alguma vermelhidão, comichão ou caspa.

Este champô da Bumble & Bumble diz tudo no nome: é pensado para uma utilização esporádica (idealmente uma vez por semana), para limpeza do escalpe, remoção de resíduos, reequilíbrio da oleosidade e efeito anti-inflamatório. Convém ter em atenção, contudo, que o produto cumpre mesmo a sério aquilo que promete, de tal forma que também corrói a tinta nos cabelos pintados.

A Bumble & Bumble é uma marca de champôs de cabeleireiro e não está à venda em Portugal, mas pode ser encontrada online nas plataformas mais populares.

champôs

A vida (e o cabelo) a cores, para sempre

Biolage Colorlast Shampoo

Não há muito a dizer sobre este champô, porque só promete uma coisa e cumpre-a a 100%: proteger a cor nos cabelos pintados. Sem parabenos, vegan e feito com ingredientes naturais, o produto é cheiroso e fácil de espalhar. Quanto à tintura? Mantém-na intocada até nove semanas.

Do frizz à seda, num só duche

Davines Love Smoothing

Se quer usar este champô, vai ter que o encomendar online. Mas se o seu cabelo tem um frizz indomável, cada cêntimo será bem gasto: os ácidos gordos e a vitamina E com que o champô é enriquecido transformam qualquer frizz num liso sedoso e espelhado.

O único senão deste produto é o facto de não ser adequado a cabelos muito finos - o poder extremo de hidratação tem um efeito secundário de redução de volume.

Para lavar todos os dias, sem culpas

Davines Volu

Continuamos naquela que é uma das marcas de champôs mais reconhecidas internacionalmente.

No caso do Volu, a palavra-chave é gentileza. Livre de parabenos e sulfatos, este champô é amigo do couro cabeludo, dá algum volume ao cabelo (não muito) e deixa-o bastante leve.

Por ser tão suave, pode ser usado todos os dias, porque serve o propósito da limpeza. Isso não invalida, claro, que o complemente com outros produtos algumas vezes por semana para ter resultados mais acentuados.

champôs

Caracóis em que apetece tocar

Pattern Hydration

Este champô foi criado a pensar nos cabelos de caracóis pequenos - incluindo carapinha - e aposta tudo na hidratação: tem aloé vera, óleo de coco e mel, completos com aroma de jasmim. O resultado é um cabelo vivo e brilhante, de caracóis definidos e um cheirinho a lavado que quase substitui um perfume.

Mais volume, por favor

R+Co Dallas Biotin Thickening Shampoo 

Este champô é uma verdadeira bomba de nutrição. Com vitamina B5 e óleo de coco em grandes quantidades, o produto promete força e volume até nos cabelos mais frágeis.

Além do poder fortificante, este champô tem a particularidade de incluir proteção UV, que não só protege a cor (se os cabelos forem pintados), mas também ajuda a manter a saúde dos fios.

champôs

Sensibilidade máxima, risco mínimo

Champô sólido da Sabão Paixão

Entramos em terras lusas porque, neste campo, o que é de produção nacional é mesmo muito bom. A Sabão Paixão tem vários produtos de origem vegetal, mas o champô sólido de azeite e cânhamo merece um destaque especial.

Por ser muito suave, esta mistura de manteigas e óleos essenciais é particularmente amiga dos escalpes mais sensíveis.

O produto é vegan e feito à mão. Requer algum cuidado na utilização (o contacto com a água fá-lo desfazer-se, pelo que convém mantê-lo sempre seco quando não está a usar), mas cada sabonete dá para tanto tempo como duas embalagens de champô regular.

Agora que sabe como tratar do seu cabelo, nada como manter-se a par das tendências. Descubra aqui quais os cortes de cabelo que vão estar em alta este ano. 

#betrend

Produtos relacionados

Top Marciano EstampadoTop Marciano Estampado
Saia Marciano EstampadaSaia Marciano Estampada
Ténis Pride Classic Slip-OnTénis Pride Classic Slip-On
Cardigã com padrão total J balvin x GuessCardigã com padrão total J balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão total J Balvin x GuessT-shirt com padrão total J Balvin x Guess
Top caveado com logótipo na frente J Balvin x GuessTop caveado com logótipo na frente J Balvin x Guess