#betrend lifestyle

10 podcasts portugueses para ouvir em todo o lado

Ainda não "mergulhou" neste universo dos podcasts? Veja então quais as sugestões que temos para lhe apresentar.

Podcasts_betrend

O formato áudio é algo que tem vindo a ganhar grande presença nos últimos anos, quer seja através de podcasts, audiobooks ou até mesmo a rádio, um meio que já nos é bastante familiar a todos.

Muitas marcas têm investido na criação dos seus próprios conteúdos neste formato através de podcasts e apostando muitas vezes em caras conhecidas do público, como comediantes ou influenciadores. Alguns destes exemplos são a Rádio Renascença com o "Extremamente Desagradável" apresentado pela comediante Joana Marques, ou o Podcast Reset da Delta Q que tem como host a Mariana Cabral, mais conhecida como Bumba na Fofinha.

Além das sugestões que já lhe apresentámos, existe uma grande variedade de podcasts disponíveis ao gosto de cada um desde política, comédia, música, cultura, ou sobre qualquer outro assunto que tenha interesse em ouvir. E a melhor parte é que como apenas se trata de um conteúdo em áudio, pode estar a realizar outras atividades ao mesmo tempo, ou seja, a fazer desporto, arrumar a casa ou nos transportes públicos. No entanto, se não for um grande fã apenas de conteúdos em áudio, existem podcasts que apresentam também a vertente em vídeo, os chamados videocasts.

Se ainda é um novato neste universo e não sabe bem por onde começar, deixamos-lhe algumas sugestões com o Top 10 de podcasts mais populares atualmente, em Portugal. Poderá ouvir estes podcasts nas diversas plataformas online como o Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, entre outras.


#1 Deixar o Mundo Melhor

Como forma de assinalar o 50º ano de existência do Expresso, Francisco Pinto Balsemão, primeiro diretor do jornal, lançou um podcast onde entrevistará 50 personalidades relevantes nas mais diversas áreas. Durante 50 semanas até ao dia do aniversário do jornal, 6 de janeiro de 2023, poderá contar todas as sextas-feiras de manhã com um episódio novo.


#2 Miguel Sousa Tavares de Viva Voz

Se pretende estar informado sem comprar o jornal basta ouvir este podcast, sendo uma edição semanal do Expresso em formato áudio. A opinião de Miguel Sousa Tavares, de viva voz, todas as sextas-feiras à tarde, com um tema extra, improvisado, para descobrir na parte final de cada episódio.

 

#3 Sozinho em casa

O Sozinho em Casa é o podcast do Guilherme Geirinhas, um humorista criou este podcast porque saiu de casa dos pais e está a viver sozinho. “Saí de casa dos pais e estou a viver sozinho. Como passo demasiado tempo all by myself, criei este momento em que partilho coisas enquanto engomo uma camisa ou descasco uma courgette.”, justifica. Para descobrir mais vai ter que ouvir!

guilhermegeirinhas_sozihoemcasapodcast_betrend_sugestõesdepodcastsportugueses


#4 Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer

Se não conhece o nome deste podcast, certamente o nome "Governo Sombra" irá soar-lhe familiar. Este é o mesmo programa semanal da SIC Notícias que conta com a presença do João Miguel Tavares, Pedro Mexia, Ricardo Araújo Pereira e com a coordenação de Carlos Vaz Marques onde são debatidos assuntos da atualidade, num registo humorístico/satírico.

 

#5 Rádio Comercial – O Homem que Mordeu o Cão

O Homem Que Mordeu o Cão de 2ª a 6ª feira às 8h50, uma rúbrica da Rádio Comercial, onde Nuno Markl aborda casos da vida real, desbloqueadores de conversa, seios de diferentes níveis de enormidade e observações aleatórias sobre tudo e sobre nada.


#6 Renascença – Extremamente Desagradável

De segunda a sexta, às 8h15 com repetição às 16h20, 20h30 e às 6h45, temos a rubrica de humor da Renascença com a comediante Joana Marques, onde esta é “extremamente desagradável”. 


#7 ask.tm

Ask.tm é um podcast onde o comediante, Pedro Teixeira da Mota, responde semanalmente a perguntas feitas no Twitter pelos seus seguidores. 


#8 Comedy Therapy

Comedy Therapy, um podcast acabadinho de sair, mas que já está a ter um enorme sucesso. Este consiste em 4 comediantes e uma psicóloga a tentarem resolver os problemas mentais do público, num espetáculo ao vivo. O lema é “Porque ninguém está melhor qualificado para resolver problemas mentais, do que pessoas com problemas mentais.”


#9 RFM – STAND-UP NA HORA

De segunda a sexta pelas 08h35 na RFM, Salvador Martinha faz um Stand-up na hora, sem recorrer a mais nada do que as suas notas de telemóvel.


#10 Bate Pé

Um podcast da Mafalda Castro e do Rui Simões, um casal à conversa com temas semanais, onde debatem a opinião de cada um sobre os mais variados assuntos.


Aproveite para relaxar e ouvir um podcast durante as suas férias, e se ainda não escolheu o local perfeito para as fazer, descubra quais as nossas sugestões de hotéis a não perder este verão. 

Imagens: @podtail