#betrend beleza

Máscaras faciais: as melhores aliadas de uma pele perfeita

Saiba como escolher máscaras faciais para o seu tipo de pele e como aplicá-las para ter melhores resultados.

As máscaras faciais são um produto imprescindível para quem leva muito a sério os cuidados de skincare e existem em muitos formatos e com diferentes promessas de valor.

No entanto, as máscaras faciais não são todas iguais. À medida que os ingredientes mudam, muda também o impacto que elas têm na pele (ao ponto de poder tornar-se negativo, se for aplicado em peles cujas necessidades não se alinham com o benefício do produto).

Importa, por isso, conhecer bem os diferentes tipos de máscara facial disponíveis no mercado, o que fazem e a que peles se ajustam melhor, para garantir que obtém o melhor resultado possível.

máscaras faciais

O que são, afinal, as máscaras faciais?

As máscaras faciais são produtos altamente nutritivos e hidratantes para a pele. São concebidos a pensar especificamente na pele do rosto e aplicam-se em situações de tratamento intensivo - cerca de vinte minutos.

Assim, as máscaras faciais não são cremes diários nem devem ser usados dessa forma. Considere-as uma espécie de complemento, que faz bem quando usado além dos produtos regulares, mas que não deve ser usado sozinho.

Como escolher a máscara facial mais acertada para a sua pele

De uma forma geral, as máscaras faciais prometem todas o mesmo: desobstruir e reduzir o tamanho dos poros, reduzir manchas, controlar a produção de oleosidade, atenuar rugas e linhas de expressão, nutrir e hidratar a pele para repor o equilíbrio dermatológico.

No entanto, estas promessas não são cumpridas todas da mesma forma, nem com a mesma intensidade por todos os produtos, pelo que a escolha deve ter em conta os seus objetivos. Além disso, os componentes que produzem alguns dos efeitos acima descritos são agressivos e podem ser contraproducentes em alguns tipos de pele, agravando os desequilíbrios em vez de os corrigir.

Ajuda, por isso, saber escolher o produto certo para o seu tipo de pele - partindo sempre do princípio que qualquer produto hidratante simples servirá sempre a todos os tipos de pele, e que o que exige mais cuidados são sempre os ingredientes “extra”.

máscaras faciais

Pele oleosa

As melhores máscaras faciais para peles oleosas são as de argila, que higienizam a derme de forma profunda e, com isso, desobstruem os poros, controlando a produção de gordura.

Pelo contrário, as máscaras de rosto que não servem a este tipo de pele são as nutritivas, que vão acrescentar humidade à pele e acrescentar-lhe ainda mais brilho.

Pele seca

As peles secas agradecem particularmente as máscaras faciais de hidratação profunda - também chamadas de nutritivas -, que oferecem um boost de hidratação. Geralmente estes produtos são ricos em ácido hialurónico e ectoína.

Pelo contrário, é contraproducente usar neste tipo de pele as máscaras faciais de argila, que agravam a secura da derme e até podem ferir a camada superior da pele.

Pele normal ou mista

Se tem pele mista ou normal, uma máscara hidratante de rosto com efeito detox e/ou antioxidante faz o trabalho, prevenindo o envelhecimento precoce e contribuindo para uma derme de aspeto saudável e hidratado.

máscaras faciais

Que tipos de máscaras faciais existem?

A escolha é muita e variada. Mas de uma forma geral, podemos dividir as máscaras faciais nas seguintes categorias:

Refrescantes/hidratantes

Focam-se na hidratação simples da pele, sem grandes magias. Boas para qualquer tipo de pele e para quem não tem problemas relevantes para resolver.

De efeito lifting

Criadas a pensar nas peles mais maduras, estas máscaras reduzem as rugas e as linhas de expressão, ajudam a revitalizar a pele, devolvendo um ar mais jovem e vivo.

Nutritivas

São altamente hidratantes (não servem a peles oleosas), mas fazem milagres com peles agredidas ou muito secas.

Uma boa opção, por exemplo, para os meses de verão, em que a exposição solar deixa a pele a precisar de cuidados extra.

Exfoliantes

Servem para eliminar as células mortas e devolver a luminosidade à pele. Devem ser usadas em combinação com máscaras faciais hidratantes ou até nutritivas, porque tendem a secar a pele.

Matificantes

Ajudam a desobstruir os poros e a controlar o brilho da pele oleosa, matificando-a.

máscaras faciais

Como usar máscaras faciais?

Todas as máscaras faciais trazem instruções de uso e aplicação na embalagem, mas há sempre uma ou duas dicas que ajudam a tirar o máximo partido dos produtos:

Prepare a pele para receber o produto

Lave o rosto para tirar maquilhagem, sujidade e poluição. Também pode usar uma máscara facial exfoliante, que remove as células mortas e ajuda a aumentar a absorção do produto que vem a seguir.

Não exagere nas aplicações

Seja hidratante ou matificante, uma máscara facial é sempre um produto um pouco mais agressivo do que os cremes diários e, por isso, deve ser usada com ponderação. Regra geral, nenhuma máscara deve ser usada mais do que duas vezes por semana, para não prejudicar o equilíbrio natural da pele.

Refresque as máscaras refrescantes

Parece uma redundância, mas resulta: as máscaras faciais refrescantes - em particular as de contorno de olhos - podem ser deixadas na porta do frigorífico para potenciar o efeito do produto. Tenha, no entanto, o cuidado de ler as instruções do produto antes de o fazer, porque há marcas em que os ingredientes são anulados pelas temperaturas baixas.

#betrend

Produtos relacionados

Top Marciano EstampadoTop Marciano Estampado
Saia Marciano EstampadaSaia Marciano Estampada
Ténis Pride Classic Slip-OnTénis Pride Classic Slip-On
Cardigã com padrão total J balvin x GuessCardigã com padrão total J balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão total J Balvin x GuessT-shirt com padrão total J Balvin x Guess
Top caveado com logótipo na frente J Balvin x GuessTop caveado com logótipo na frente J Balvin x Guess