#betrend lifestyle

Lux Woman Talks. Como é, afinal, ser mulher em 2023?

Empreendedorismo, relações, maternidade e redes sociais foram alguns dos temas abordados na Lux Woman Talks, patrocinada por Marciano by Guess.
Evento Lux Woman, Dia da Mulher

Quando, em 2023, falamos no Dia da Mulher, as opiniões dividem-se. Se, por um lado, há quem acredite que ter um dia dedicado à Mulher já não faz sentido e só realça as desigualdades, por outro, há quem opte por celebrar. E foi exatamente isso que a Lux Woman quis fazer ao juntar um painel de mulheres inspiradoras numa talk com o tema “Ser Mulher em 2023”.

oradoras lux woman talks

Catarina Beato, Mafalda Almeida, Sara do Ó, Bruna Gomes e Diana Michelli foram as oradoras que fizeram parte desta talk, a primeira organizada pela revista. Relações, liderança, maternidade, empreendedorismo e redes sociais foram alguns dos temas abordados por este grupo de mulheres que inspirou quem esteve presente.

“Não há nada mais romântico do que ser livre e pensar ‘estou nesta relação porque quero’”, afirmou Catarina Beato, influenciadora digital e coach de relacionamentos, ao falar sobre a pressão que muitas mulheres sofrem para ficar numa relação que não é saudável, seja pelos filhos ou até pela dependência financeira.

E o que as torna menos saudáveis é, a maior parte dos casos, a falta de comunicação. “Temos que dizer o que sentimos. Temos que poder dizer que estamos cansadas. Temos que ter voz”, explicou Catarina Beato.

Voz essa que muitas mulheres abafam, seja em casa, seja no trabalho. Mafalda Almeida, Executive and Life Coach, tem uma resposta para essas mulheres: “Abandona a energia de vítima e passa a ser líder. Não tenhas medo de ter sucesso.”

Darmos prioridade a nós próprias, tirarmos tempo para refletir, desenvolver os nossos power skills, ser a exceção, foram alguns dos conselhos deixados por Mafalda Almeida durante a talk.

sara do ó, oradora no evento lux woman

Ser a exceção quando se é empresária e mulher pode não ser fácil, mas é possível, como explicou Sara do Ó, CEO e fundadora do Grupo Your. “Criei a minha empresa aos 25 anos e sou uma pessoa cheia de energia, que tanto gosta de temas ‘cor-de-rosa’ como de falar sobre a dívida pública. Mas cheguei a ir para reuniões com homens toda tapada, com óculos e um coque só para não chamar a atenção, para passar mais despercebida. Demorei até perceber que não fazia sentido, mas hoje é o contrário, até gosto de provocar (risos)”, contou Sara do Ó.

Com o passar do tempo, a empresária foi se apercebendo também de que, afinal, os maiores inimigos do sucesso das mulheres nem sempre eram os homens, mas sim outras mulheres. Mulheres que não apoiam, que não puxam, que se entregam à sua insegurança.

E, se há alguém que sinta na pele também as críticas de outras mulheres, é Bruna Gomes, influenciadora digital brasileira, que, com mais de 6 milhões de seguidores no Instagram, recebe diariamente ódio através das redes sociais, maioritariamente vindo de mulheres.

Mas por muitos preconceitos ou limitações que as mulheres possam sofrer, é possível chegar mais longe, estar em cargos de liderança, ser boa mãe, ter uma relação saudável, ainda que com alguma luta. E foi essa luta que foi aplaudida nesta talk.

A Lux Woman Talks contou com o apoio da Marciano by Guess.