#betrend lifestyle

Hygge: seis mantras para a felicidade (edição de inverno!)

Quer aprender a ser mais feliz no Inverno? Conheça o hygge, um conceito dinamarquês que o vai fazer desfrutar dos prazeres da vida.

Já alguma vez ouviu falar na filosofia hygge? Se não conhece, leia com atenção e aprenda como pode criar um ambiente para uma vida mais saudável e feliz no Inverno. Preparado?

Os dinamarqueses, considerado o povo mais feliz do planeta, estão a contagiar o mundo com a criação do conceito hygge. Resumidamente, é uma forma de apreciar a vida e os prazeres mais simples. O hygge (pronunciado huga), não tem tradução literal, um pouco à semelhança da palavra "saudade" em Portugal.

Mas, afinal, em que consiste este modo de vida? Os exemplos são bem simples como beber um chá quente à frente da lareira, uma reunião familiar ou de amigos, ou até um jantar à luz das velas, ou tempo para ler um livro. Fique a par de seis mantras que, quando praticados, podem potenciar o sentimento de felicidade.

hygge

Vista a sua casa de simplicidade

Na Dinamarca, o estilo decorativo caracteriza-se por ser muito minimalista e com o mínimo de cor. O objetivo? Transmitir a sensação de calma, organização e tranquilidade.

A iluminação também é um ponto fulcral para que a casa fique acolhedora. Pormenores como música de fundo, lareira ou velas acesas podem fazer a diferença e provocar um prazer simples. Desta forma, estará criado o ambiente perfeito para poder abrir as portas de sua casa.

Biblioteca dentro de casa

Os livros desempenham um papel muito importante nesta filosofia. Por isso, mantenha-os por perto para que se sinta mais incentivado a ler. Se tiver oportunidade, crie um espaço para eles, de forma a desempenhar um papel decorativo e tornar o seu lar num local ainda mais pessoal.

Rodeie-se de pessoas que lhe fazem bem

Depois de criado um ambiente agradável, não há nada melhor do que poder sentar-se para uma noite longa de conversa com os seus amigos ou família. Não se esqueça de escolher um sítio confortável da sua casa para receber os convidados. Durante a noite, evite temas que possam criar tensão, como a política ou o futebol.

Está ainda proibido de falar ou pensar no trabalho e nos problemas. Deve ainda evitar usar aparelhos eletrónicos que possam quebrar o estado de relaxamento que procura.

Hygge

Estar confortável

Apesar de o hygge ser mais orientado para os atos, em vez das coisas, há elementos que podem ajudar, como por exemplo, vestir roupa cómoda. Deixe-se estar com o seu pijama e pantufas preferidos, um fato de treino ou enrole-se no sofá com a manta, na companhia de um filme e chocolate quente. O mais importante é que se sinta confortável.

Desta forma, afaste-se do uhyggelig – antónimo desta filosofia - ou seja, tudo aquilo que o possa colocar em situações desconfortáveis, como assistir a filmes de terror, com sangue, ou estar num espaço com música alta e luzes fluorescentes.

Desfrute da sua cama

Todos já precisamos de mais cinco minutos (ou mais) no conforto da nossa cama. Então, porque não usufruir dela? As manhãs de fim-de-semana são indicadas para isso mesmo. Durante a semana, pode escolher a cama para relaxar antes de ir dormir e aproveitar para pôr as leituras em dia.

Aconchegue o seu estômago

Um dos grandes pilares deste modo de vida é o de poder desfrutar dos prazeres da vida e um deles pode ser conseguido através da comida. Por isso, aproveite para cozinhar em conjunto e, quem sabe, fazer um bolo ou tentar uma receita que há muito tempo quer experimentar.

Pode simplesmente convidar alguém para tomar um copo de vinho ou comer chocolate ou um doce, sem culpas.

Agora, tem todas as condições para aproveitar os ensinamentos do hygge e ter cada vez mais consciência de como viver bons momentos.

Aproveite ainda para consultar as nossas sugestões para manter o bem-estar emocional