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10 dicas para manter o bem-estar emocional e o equilíbrio

Conheça as nossas dicas para preservar o seu bem-estar emocional e manter um equilíbrio saudável entre todas as áreas da sua vida.

É uma das desvantagens de vivermos num mundo acelerado, globalizado e exigente: com tanta informação, trabalho e solicitações ao longo do dia, o nosso bem-estar emocional fica cada vez mais comprometido.

Ainda assim, preservar o conforto mental é uma necessidade inegociável. Sem ele, vamos perdendo gradualmente a capacidade de dar resposta a todas as nossas obrigações, caindo num ciclo vicioso de ansiedade e sentimento de culpa.

Porque todos, mais ou menos ocupados, precisamos de aprender a viver com mais equilíbrio, reunimos algumas sugestões de atividades que ajudam a recuperar — ou preservar — o seu bem-estar emocional.

Atividades para recuperar o bem-estar emocional

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Massagem relaxante

Não se trata apenas de uma massagem no corpo. É uma forma de voltarmos à consciência sobre o nosso corpo, a vida que ele tem e o carinho que lhe devemos, dado que é ele que nos permite, diariamente, viver e aproveitar este mundo.

E porque só num corpo são se encontra uma mente sã, a massagem supera o efeito físico e contribui ativamente para a saúde emocional de quem a recebe. 

Passeios na natureza

Funcionam como um regresso às origens e ajudam-nos a colocar tudo em perspetiva, tomando consciência da insignificância dos problemas do dia a dia perante a grandiosidade do que nos rodeia. De resto, o contacto com a natureza está diretamente ligado à melhoria da nossa qualidade de vida.

Retiro espiritual

Não serve a todas as pessoas, mas ajuda muito a reconectar-se com o seu íntimo e a influenciar, de forma muito direta, a sua saúde emocional. Vale a pena lembrar que este tipo de retiro não precisa de ser organizado nem implica, obrigatoriamente, uma viagem ao Tibete: um fim de semana de reclusão numa casa com jardim e sem tecnologias pode cumprir o mesmo objetivo.

Alimentação equilibrada

Parecendo que não, somos mesmo o que comemos. A alimentação faz parte das dicas de bem-estar e saúde, porque ela também influencia o nosso estado de espírito. Além disso, o bem-estar do nosso corpo também tem impacto no bem-estar da nossa mente — quem ficaria tranquilo num corpo doente?

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Sessão de meditação

Não será uma opção para todas as pessoas, uma vez que já é necessário algum bem-estar emocional para enfrentar vários minutos seguidos de silêncio e auto-contemplação.

Ainda assim, a meditação pode funcionar quase como umas férias dentro de si mesmo, aliviando o stress e afastando a ansiedade.

Yoga

Esta é mais uma atividade que contribui para o bem-estar emocional porque nos coloca de novo em contacto com o nosso corpo, trabalhando o nosso equilíbrio interno e externo.

A grande vantagem é que não precisa de ser ginasta nem atleta de alta competição para começar a praticar yoga — nem sequer precisa de se inscrever em aulas, porque já se fazem sessões online e gratuitas. Quem diz yoga, diz também pilates. Ambas as modalidades têm diversos benefícios para a sua saúde física e emocional. 

Encontro com os mais queridos

O conforto de estar com quem amamos também é positivo para o nosso bem-estar emocional. Chame os melhores amigos e os familiares que nunca falham, aproveitem o encontro para uma sessão coletiva de melhoria do bem-estar emocional. Todos se ajudam e todos beneficiam.

Terapia com animais

Esta atividade é, obviamente, mais fácil para quem já tem animais em casa, mas quem não tem pode sempre procurar uma associação de recolha de animais de rua — também eles agradecem a companhia e o carinho.

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Tire uns minutos para não fazer mais nada além de dar atenção aos seus animais de estimação. Podem fazer um longo passeio, mas também podem passar uma tarde enrolados no sofá. O que importa aqui é a proximidade com os animais, que contribui positivamente para a sua saúde emocional.

Sessão de música

Quando foi a última vez que se dedicou a ouvir música — mas mesmo ouvir, sem fazer mais nada ao mesmo tempo?!

Está provado cientificamente que a música influencia o nosso estado de espírito. Portanto, só pode fazer bem dedicar alguns minutos para ouvir a sua playlist favorita, sem distrações adicionais. Pode ouvi-la de olhos fechados, sentado numa poltrona, ou enquanto dança alegremente pela sala. Só depende da sua preferência.

Trabalhos manuais

Com mais ou menos talento, a arte é um dos maiores contributos para o nosso bem-estar emocional: puxa pela nossa criatividade, chama os nossos sonhos e ajuda-nos a abstrair dos problemas do dia a dia. Seja um Picasso por descobrir um modesto aprendiz, experimente adotar uma arte para os tempos livres e sinta os efeitos imediatos.

Se ainda precisa de mais ideias, não deixe de ler as nossas sugestões de atividades ao ar livre que vão certamente contribuir para o seu bem-estar emocional.