#betrend beleza

8 esfoliantes corporais para cuidar da pele todo o ano

Conheça os esfoliantes corporais mais populares do mercado e aprenda a escolher os mais indicados para a sua pele.

Entre tantos produtos de beleza disponíveis no mercado, os esfoliantes corporais caem, com frequência, no nosso esquecimento. A prática, no entanto, deve ser contrariada: esfoliar a pele do nosso corpo, pelo menos uma vez por semana, ajuda a melhorar o aspeto geral da derme e a prepará-la para receber os restantes produtos de beleza e cuidado.

Será o mesmo que dizer, para que o seu hidratante de corpo favorito faça efeito na pele, ela tem de estar limpa e livre de células mortas antes de o receber. Acumuladas, as células mortas formam uma barreira e não deixam passar os ingredientes dos produtos, resultando em desperdício e, previsivelmente, em frustração por não ver resultados.

Tipos de esfoliantes corporais

Antes de começar a investigar as prateleiras e os sites de beleza, há que conhecer os tipos de esfoliantes corporais. De uma forma geral, estes produtos dividem-se em duas categorias: os de esfoliação mecânica e os de esfoliação química.

esfoliantes corporais

Esfoliação mecânica

A esfoliação mecânica acontece através da fricção de partículas na pele. Os produtos desta categoria têm sempre uma textura arenosa, graças a ingredientes sólidos como o açúcar, o sal ou os grãos de café.

Esfoliação química

A esfoliação química consegue-se através de ácidos gordos e outros ingredientes químicos que limpam a pele e fazem cair as células mortas. Os produtos desta categoria apresentam texturas mais suaves.

Como escolher o esfoliante perfeito?

Para saber que esfoliantes corporais mais se adequam às suas necessidades, tenha em conta o seu tipo de pele e a frequência com que pretende fazer uma esfoliação.

Os produtos de esfoliação mecânica costumam ter um impacto mais visível a curto prazo, mas também são mais agressivos - dependendo da grossura das partículas, podem arranhar ou até provocar lesões na pele. Por outro lado, os produtos de esfoliação química são menos abrasivos, mas também costumam ser menos naturais e podem causar reações alérgicas.

Assim, as peles mais sensíveis agradecem as opções mais naturais (esfoliação mecânica), mas mais suaves (açúcar ou outras partículas miúdas), enquanto as peles mais secas e a precisar de renovação agradecem os esfoliantes químicos ou as partículas de maior dimensão.

Esfoliantes corporais que vale a pena experimentar

Selecionámos opções para todos gostos e filosofias de vida, porque cada pele é individual e requer produtos à medida.

esfoliantes corporais

Nécessaire The Body Exfoliator (Sephora)

Fácil de encontrar em qualquer loja da Sephora, o Nécessaire é um produto simples, mas bastante eficaz. Vem em três opções de aroma e oferece dupla esfoliação (química e mecânica) para resultados mais evidentes desde a primeira aplicação.

Coconut & Hibiscus Illuminating Hand and Body Scrub (Shea Moisture)

Estes são aqueles esfoliantes corporais que vai querer ter por perto (ou pelo menos experimentar). Disponíveis para compra online, são muito hidratantes e nutrem a pele com vitamina E, óleo de coco e ácidos gordos. A marca é conhecida pelos aromas e, neste caso, faz jus à fama: o cheirinho destes esfoliantes dá vontade de ficar no banho o dia todo.

Exfoliating Body Scrub (Dove)

Voltamos às prateleiras do supermercado para escolher um esfoliante de uma das marcas mais conhecidas da nossa praça. O produto cumpre os requisitos habituais da Dove: é muito cremoso, fácil de espalhar na pele e altamente hidratante desde a primeira aplicação. A gama inclui várias opções de aroma e, com elas, vão variando ligeiramente os ingredientes. O único senão deste esfoliante são as partículas: microesferas que, uma vez na água, vão poluir o mar com microplásticos.

Café Noir Body Exfoliant (Africa Botanics)

Chamemos-lhe o Ferrari dos esfoliantes corporais: custa 100 euros, é muito difícil de encontrar (nem sequer se vende em Portugal), mas revoluciona tudo o que achamos que sabemos sobre esfoliação. A promessa é de dupla esfoliação (mecânica com grãos de café, química com ómega 3, 6, 7 e 9) e o resultado é um brilho difícil de igualar com qualquer outro produto.

esfoliantes corporais

Coffee and Lemongrass Exfoliating Body Scrub (UpCircle)

Concebido com ingredientes maioritariamente naturais, este esfoliante vegan é um pouco espesso e pode deixar a pele ligeiramente cerosa, mas cumpre aquilo que promete: hidrata profundamente, limpa as células mortas e garante suavidade (com a pele e com o planeta). É um bom esfoliante corporal para quem quer cuidar da pele sem peso na consciência.

Gentle Scrub (Avène)

Fácil de comprar em farmácias, o esfoliante corporal da Avène é muito delicado e inclui proteção contra radicais livres. O efeito não é tão evidente como o de outros produtos, mas quem tiver a pele sensível pode ir à confiança.

Coco Rose Exfoliating Body Scrub (Herbivore)

Com estes esfoliantes corporais, a hidratação é garantida sem sacrificar o ambiente. Os ingredientes são orgânicos, esfoliam com cuidado e emprestam ao produto um aroma muito agradável. Neste caso, e porque o coco é um dos ingredientes principais, o cheiro do fruto é incontornável, mas é equilibrado com um leve aroma de rosas.

Sugar Cookie Foaming Sugar Scrub (Kyn Care)

De todos os esfoliantes corporais, este é dos mais especiais. Vegan e de fabrico artesanal, este esfoliante tem uma textura espumosa muito leve. O respeito pelas peles sensíveis é indiscutível (de resto, a marca foi criada inicialmente a pensar nas peles com eczema), e os aromas são tão bons que é difícil encontrar palavras que lhes façam justiça. Vai poder encontrar estes esfolinates no site da marca. 

Aproveite e descubra ainda as nossas sugestões de esfoliantes labiais

#betrend

Produtos relacionados

Vestido Guess MidiVestido Guess Midi
Guess Vestido Guess Midi
€99
Toalha de praia com estampa all overToalha de praia com estampa all over
Toalha de praia com logoToalha de praia com logo
Toalha de praia com estampa de logo em azulToalha de praia com estampa de logo em azul
Quimono de sedaQuimono de seda
Guess Quimono de seda
€160
Mala Guess Amara mini bucket bagMala Guess Amara mini bucket bag
Parte de cima biquíni Guess bandeau com padrãoParte de cima biquíni Guess bandeau com padrão
Parte de baixo de biquíni Guess com padrãoParte de baixo de biquíni Guess com padrão