#betrend beleza
8 conselhos para prevenir o envelhecimento da pele
Saiba como evitar o envelhecimento da pele sem ter de recorrer a procedimentos estéticos caros e invasivos. Conheça os nossos 8 conselhos.
A pele é o nosso primeiro cartão de visita e ninguém gosta de andar com ela estragada ou com aspeto pouco saudável. Sabendo que o envelhecimento da pele é inevitável a longo prazo, há algumas rotinas que podem atrasar o processo e garantir uma tez perfeita por mais tempo. Descubra-as.
Como atrasar o envelhecimento da pele
1. Use sempre proteção solar
De verão como de inverno, nunca saia de casa sem passar protetor solar no rosto e em todas as partes do corpo que estiverem expostas.
Se é verdade que um tom moreno fica sempre bem, é igualmente verdade que o sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, por isso proteger-se é um investimento a longo prazo. E não se esqueça dos óculos de sol.
2. Respeitar as horas de sono
A expressão “sono de beleza” não nasceu do nada: o sono tem, sim, impacto no envelhecimento da pele.
Respeitar as horas de sono diárias é meio caminho andado para evitar o envelhecimento da pele, uma vez que o cansaço a deixa marcada, baça e sem vida.
3. Apostar na vitamina C
Poderoso antioxidante, a vitamina C ajuda a atrasar o envelhecimento da pele porque estimula a produção de colagénio.
Claro que consegue vitamina C em alimentos (como a laranja), mas também vale a pena considerar o uso de um creme hidratante que a tenha entre os principais ingredientes: sempre é uma aplicação direta na pele, o que favorece a absorção.
4. Manter uma dieta saudável e sem fumo
O que comemos também se reflete em nós - sobretudo se incluir açúcar, sendo um dos responsáveis pelo envelhecimento da pele.
Siga uma dieta equilibrada, com muitas frutas e legumes, e dê prioridade aos alimentos frescos.
Aproveite também para eliminar totalmente o tabaco: o fumo é altamente prejudicial para a pele, torna-a baça e muda-lhe a cor.
5. Usar máscara uma vez por semana
Uma máscara é um miminho extra que a sua pele vai agradecer com o passar dos anos. Aplicada uma vez por semana, ajuda a hidratar em profundidade e a evitar o aparecimento de rugas.
Havendo, no mercado, muitas opções disponíveis, tenha o cuidado de escolher uma que se adeque ao seu tipo de pele.
6. Limpar a pele, sempre
Além de ser uma questão de higiene, a limpeza diária é uma estratégia eficaz para evitar o envelhecimento da pele. O tipo de limpeza que faz vai depender do tipo de pele que tem e, claro, dos produtos que usa.
Em peles saudáveis e sem maquilhagem, lavar a cara com água simples pode ser suficiente; em peles maquilhadas, uma limpeza mais profunda pode ser necessária para desobstruir os poros.
Em todo o caso, tenha o cuidado de usar produtos apropriados, para não desequilibrar em demasia o PH da pele.
7. Fazer exercício físico
Parece difícil de acreditar, mas além de todas as vantagens conhecidas para o corpo e para a saúde, o exercício físico também tem um papel importante no controlo do envelhecimento da pele.
E nem precisa de ser um exercício exagerado: basta manter uma atividade regular para notar que a pele se torna mais elástica, menos oleosa e mais viçosa. A explicação?
O exercício físico reduz o cortisol, ajudando a pele a manter-se equilibrada e com bom aspeto por mais tempo.
8. Evitar o álcool
O álcool favorece o processo inflamatório da pele e, com o passar do tempo, pode até deixá-la bastante marcada. Se quer travar o envelhecimento da pele, corte as bebidas alcoólicas ao mínimo para manter o organismo limpo e saudável.
Conheça ainda os 5 acessórios de moda que vão marcar este verão.