#betrend beleza

10 cuidados a ter com a pele durante o verão

Da limpeza ao protetor, conheça os cuidados a ter com a pele nos dias de sol mais forte e aproveite o verão sem receios.

 

Não há como resistir a um bom dia de praia quando chega o verão, mas o sol tanto recupera a vitalidade do espírito como prejudica a saúde da pele.

Assim, e porque o tempo já começa a pedir umas tardes ao ar livre, vale a pena anotar alguns cuidados a ter com a pele para poder aproveitar o sol sem culpas nem medo das consequências.

Cuidados a ter com a pele durante o verão

1. Hidratação reforçada

É dos principais cuidados a ter com a pele porque dele depende o efeito final da exposição ao sol. Peles hidratadas e saudáveis recebem melhor o sol e ficam com um moreno mais uniforme e bonito - para não falar no brilho natural, que dá outra graça a qualquer tom de pele.

2. Limpeza regular

Faça regularmente uma esfoliação corporal para manter a pele saudável e pronta para receber os benefícios da luz solar.

Sendo previsível uma sessão de praia ou de exposição solar, opte por uma esfoliação suave, que retire as células mortas sem agredir a pele saudável.

3. Exposição solar controlada

Além de evitar as horas de maior perigo (entre as 11h e as 16h), vale a pena controlar a duração da exposição ao sol.

Um dos melhores cuidados a ter com a pele no verão é evitar que apanhe demasiado sol e garantir que o moreno surge naturalmente, resultado de um processo saudável e não de uma queimadura feita à pressão.

E não se esqueça dos óculos de sol e do chapéu que são os elementos essenciais nestes dias.    

4. Protetor solar obrigatório

É importante notar que o protetor solar não serve só para as idas à praia.

Na realidade, sempre que saímos de casa estamos expostos aos raios solares, por isso faz sempre sentido usar protetor nos dias de verão, mesmo que seja só para ir lanchar a uma esplanada.

5. Menos químicos

Perfumes, colónias e outros produtos com álcool podem ser inimigos da pele nos dias de verão: além de a tornarem pegajosa quando transpira, podem provocar manchas por causa da reação ao sol.

6. Muitas frutas e verduras

Verão é tempo de abrandar na carne e acelerar o consumo de frutas e verduras. Não só sabem melhor nos dias quentes, como têm muita água e antioxidantes que previnem a degeneração celular.

7. Banhos de água doce

Se leva a sério os cuidados a ter com a pele no verão, considere sempre que um bom dia de praia termina com um banho de água doce. A água doce serve para tirar da pele o sal deixado pela água do mar.

Se não o fizer, o sal seca a pele e, além de lhe tirar o brilho e a vitalidade, seca-a de tal forma que pode até criar fissuras.

8. Água quase fria

A água quente não é a melhor amiga da nossa pele, pelo que o verão é o momento ideal para tomar banhos de água fria ou, pelo menos, morna, mais suaves com a nossa pele e respeitadores do seu equilíbrio natural.

9. Água, muita água

A hidratação da pele faz-se de dentro para fora, pelo que não adianta usar um bom creme se, ao fim do dia, pouca água bebeu.

Além disso, os dias quentes promovem a desidratação do corpo. Beber água é bom para a pele como é para todo o organismo.

10. Depilação limitada

A depilação é uma agressão à camada superior da pele, que fica mais vulnerável durante umas horas. Tendo isto em consideração, fica fácil de perceber que a exposição solar é de evitar depois deste procedimento.

Entre os cuidados a ter com a pele no verão conta-se, assim, um distanciamento mínimo de 48h entre a depilação e a exposição da zona depilada ao sol.

Cuidados com a pele do rosto no verão

Além dos cuidados tradicionais, sugerem-se alguns cuidados adicionais com a pele do rosto, que ainda por cima é a que está sempre exposta a todas as horas.

1. Hidratação reforçada

De manhã e à noite, uma boa hidratação ajuda a pele a preparar-se para um dia quente, mas também a recuperar das agressões do sol, da água do mar e do cloro das piscinas.

2. Protetor solar, sempre

O protetor solar não devia ser usado só no verão, mas nesta época é absolutamente imprescindível. Pode usar um protetor normal de corpo ou uma das muitas ofertas de protetor para o rosto - costumam ser mais cheirosos e fáceis de espalhar.

3. Maquilhagem mais leve

Bloquear os poros nunca é bom, mas no verão é ainda pior, porque são eles que têm a responsabilidade de libertar a transpiração para ajudar o corpo a manter a temperatura equilibrada. Assim, o verão pede menos produtos e maquilhagens mais leves, que deixem a pele respirar.

4. Menos tratamentos de rosto

O verão não é a altura ideal para fazer tratamentos de rosto, que podem deixar manchas na pele se ela estiver morena ou se for exposta ao sol nas horas seguintes ao tratamento.

Se tiver mesmo necessidade de fazer um tratamento de rosto, aconselhe-se com o profissional que vai fazer a sessão sobre os cuidados a ter nas horas seguintes.

Ainda neste mood de verão aproveite para ver o estilo surfista, para verdadeiros amantes desta época do ano.

#betrend store

Produtos relacionados