#betrend lifestyle

Embrace nature: 5 ideias de atividades ao ar livre

Com a chegada da primavera, é tempo de aproveitar os dias de sol! Conheça as nossas sugestões de melhores atividades ao ar livre.

 

Cansado de longos meses de confinamento? Com a chegada da primavera, é tempo de aproveitar os dias de sol! Recordamos-lhe as melhores atividades ao ar livre que pode realizar para se abstrair da rotina dos novos tempos e reconectar-se com a natureza.

Os benefícios das atividades ao ar livre

Estamos todos certos de que a prática de atividades outdoor é benéfica para a nossa saúde física e mental. Por oposição a um estilo de vida intenso, desorganizado e acelerado, o escape para reconectar-se com a natureza irá trazer-lhe tranquilidade, diminuindo os níveis de stress e ansiedade.

Essa leveza de corpo e mente vai fazê-lo querer aproveitar o momento, estar bem com os outros, sem preocupações adicionais. Sentir-se-á com mais energia e mais feliz!

É tempo de abrandar. Faça uma pausa e aceite as sugestões de atividades ao ar livre.

5 atividades que pode fazer ao ar livre

1. Exercício físico

Old but gold!

Só custa começar e vai ver que não quer outra coisa (até porque é gratuito)!

A prática de exercício permite a libertação, pelo organismo, de substâncias químicas que produzem sentimentos capazes de gerar felicidade e, consequentemente, aliviar ansiedades e stress do dia a dia.

Jogging, running, BTT ou ciclismo são algumas modalidades de que pode tornar-se adepto! Se preferir, pode simplesmente aventurar-se numa caminhada ou corridinha no parque.

Arrisque e aperceber-se-á dos benefícios destas atividades para o equilíbrio de corpo e mente. Deixamos-lhe duas dicas adicionais:

1. Consulte-se com um médico ou especialista! Vão, certamente, dar-lhe bons conselhos acerca das modalidades ou atividades desportivas que melhor se adequam a si.

2. Durante estas atividades, o protetor solar e a garrafinha de água não devem ser esquecidos! Deverá manter-se bem hidratado.

exercicio-ao-ar-livre

2. Yoga e meditação

Porque não?!

A prática de yoga permite trabalhar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Interligados, potenciam o alívio de ansiedade, dores ou stress.

Os exercícios fomentam uma maior consciência corporal, que permitirá um maior controlo sobre a mente, que irá influenciar o corpo. Todo este exercício facilitará o funcionamento do organismo de forma equilibrada.

Já a meditação é uma técnica de recondução da mente a um estado de tranquilidade interior, de forma a afastar ansiedades e frustrações.

Reserve um tempo para si! Deverá procurar um local sossegado, adotar uma postura confortável, controlar a respiração e encontrar o seu foco de concentração (mantra). Ambas as práticas promovem uma sensação de bem-estar e qualidade de vida.

3. Geocaching

A caça ao tesouro da moda!

Nesta atividade ao ar livre necessita de um equipamento GPS ou telemóvel e pode iniciar a aventura! Esta é uma prática realizada ao ar livre, que consiste em encontrar, através de coordenadas, “geocaches” escondidas em diversos locais (do mundo inteiro!).

Este desafio alia a prática de exercício físico à descoberta de novos lugares. Abaixo, alguns conselhos:

Faça uma pesquisa em geocaching.com (o site oficial) e fique a par de todos os pormenores da atividade. Poderá também fazer uso de outras aplicações. O que importa é partir à aventura!

Logo que encontre a geocache, celebre vitória! Faça o seu registo no livro que o acompanha, mas certifique-se de que a deixa no preciso local onde a encontrou. Aproveite e partilhe a sua experiência online.

Por fim, o mais importante: assuma uma postura consciente e responsável ao longo de todo o percurso. E aproveite este tempo ao ar livre para reconectar-se com a natureza!

4. Piquenique

Há quanto tempo?!

Muitas vezes ouvimos dizer que na simplicidade encontramos a verdadeira felicidade e esta atividade é, de facto, uma das melhores ao ar livre.

Junte a família, faça um lanche, pegue na lancheira (se quiser cumprir a tradição “à risca”, numa cesta), na toalha (de xadrez vermelho e branco) e encontre um bom cantinho ao ar livre!

E se quiser caprichar, que tal fazer uma pesquisa sobre receitas saudáveis para lanches rápidos? Aproveite a oportunidade para juntar a família ou amigos ao redor de um jogo de tabuleiro, para saltar à corda ou andar de patins (se tiver “patudos”, vão adorar a brincadeira!).

Ah! E não se esqueça de levar um bom livro, pois quem sabe haverá tempo para colocar a leitura em dia!

piquenique-atividades-ao-ar-livre

5. Um mergulho no mar

A verdadeira sensação de liberdade!

Sol, areia e mar são elementos de uma equação perfeita que torna esta atividade ao ar livre numa das mais requisitadas! Conhecidas as suas propriedades calmantes e apaziguantes, são também sinónimos de saúde.

Vários profissionais da área reiteram a importância dos elementos da água salgada, não só no relaxamento do corpo, como no fortalecimento do sistema imunológico.

Um banho de mar combate, ainda, propensões alérgicas e possui um efeito cicatrizante. Do que está à espera para o primeiro mergulho do ano?

Inspiração para atividades ao ar livre

Onde ir?

Depois de escolher a atividade ao ar livre, vá para fora cá dentro! Aproveite o bom tempo para conhecer o que há de melhor neste “cantinho à beira-mar plantado”.

Afaste-se do digital, pense verde, vá além e conecte-se à natureza e ao que de melhor ela nos pode oferecer.

O que vestir?

O fundamental é sentir-se confortável! Opte por peças descontraídas (mas sempre in!), de qualidade e amigas do ambiente. A reconexão com a natureza passa também pela consciencialização ambiental e pela aposta em materiais sustentáveis, que permitam reduzir a pegada ecológica.

Dica extra? Aproveite para espreitar a nova coleção da marca Timberland e inspire-se no nosso look. Parta à aventura com estilo e em segurança!

#betrend store

Produtos relacionados

Soraia Carvalho

Soraia Carvalho é licenciada em Direito e mestre em Administração e Gestão Pública mas foi na área dos Recursos Humanos que encontrou a sua vocação. Natural de Aveiro, filha e neta de costureiras, cresceu rodeada de "trapinhos" - esses, que são a sua verdadeira paixão! Diz não ser uma entendida na área da Moda, apenas uma "mulher real", que gosta de estar a par das novidades, ver montras e criar looks. Sonha um dia vir a abrir a sua própria loja de roupa, calçado e acessórios made in Portugal, para todos os gostos (e carteiras)! Fã de um sorriso sincero, apresenta-se ao mundo, sempre, com um batonzinho vermelho - a sua imagem de marca!