#betrend moda

Portugal Fashion enche ruas do Porto com tendências primavera/verão 2023

Realizou-se de 11 a 15 de outubro, no Porto, a 51º edição do Portugal Fashion. Conheça tudo sobre os destaques para a primavera/verão 2023.

Durante cinco dias, o Porto recebeu mais de 40 desfiles de 66 designers e marcas, em passarelas espalhadas por vários locais da cidade Invicta, para apresentar as coleções primavera/verão 23. Além dos desfiles, o evento contou com competições de moda, novos talentos, showrooms, e muito mais. A convidada especial desta edição foi a designer espanhola Agatha Ruiz de la Prada.

Portugal Fashion SS23: Miguel Vieira

O primeiro dia de desfiles abriu com a artista Carolina Sobral no exterior do Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto. A sua nova coleção ficou marcada pela elegância, pelos tons bege e pela fluidez dos tecidos. A autora destacou ainda que esta é uma coleção feita essencialmente a partir de materiais reaproveitados de coleções passadas.

Neste dia houve ainda um momento de destaque para a convidada especial desta edição, Agatha Ruiz de la Prada, como forma de homenagear designers internacionais que produzem as suas coleções em Portugal.

Os desfiles iniciaram no segundo dia com o designer Tiago Van Der Sandt e prosseguiram com criadores como Lilly Alfonso PWD e Nuno Miguel Ramos, que também apresentaram as suas peças para a primavera/verão 23.

Portugal Fashion SS23: Carolina Sobral

No dia 12 houve ainda espaço para o concurso BLOOM, que pretende dar a oportunidade a jovens criadores de moda com interesse em ingressar neste mercado, oferecendo ao vencedor um prémio monetário no valor de 3.000 euros, um estágio profissional de 9 meses e a possibilidade de apresentar as suas coleções em duas edições no BLOOM/Portugal Fashion.

O destaque do penúltimo dia do Portugal Fashion Porto foi para a apresentação da coleção de Gonçalo Peixoto, em parceria com a Decenio, no Palácio da Bolsa. O objetivo desta parceria é dar uma nova imagem à marca, mais rejuvenescida, para atrair um público mais jovem. O artista já tinha participado na última edição do ModaLisboa para apresentar a sua coleção primavera/verão. Para encerrar este dia, Luís Onofre exibiu as suas criações de sapatos com cores e algumas transparências, apostando em sandálias e sapatos fechados. 

Portugal Fashion SS23: Nuno Miguel Ramos

O Portugal Fashion escolheu o Mercado do Bolhão para ser o palco do dia de encerramento. Alexandra Moura mostrou a coleção “Extramundanus”, destacada pelos vestidos curtos com botões, peças em algodão e as minissaias. Miguel Vieira desenhou uma coleção inspirada no “jardim perfeito”, com muitas flores e cores como o verde, o lilás e o amarelo mostarda, com uma preocupação acrescida pela sustentabilidade.

Durante estes dias foi ainda possível conhecer as peças de criadores do programa Creative Africa Nexus (CANEX), voltou a ser um importante parceiro deste evento, como Meiling Inc. Limited, Larry Jay e Fozia Endrias. A criação do CANEX resulta de uma parceria entre o Banco Africano de Exportação e Importação e a ANJE, e pretende promover a indústria da moda e produção têxtil africana em Portugal.

 

Imagens@Portugal Fashion