#betrend moda

ModaLisboa 2022

A 59º edição da ModaLisboa realizou-se no Lisboa Social Mitra de 6 a 9 de outubro.
Descubra as tendências primavera-verão 2023 e alguns dos looks mais marcantes.

A ModaLisboa é um projeto fundado em 1991 e tem como objetivo a promoção e desenvolvimento da moda de autor nacional e a descoberta de jovens talentos. Para além dos desfiles, são promovidas conferências, workshops e exposições, todos pautados pela transparência, inclusão e sustentabilidade.

A 59º edição da ModaLisboa realizou-se no Lisboa Social Mitra de 6 a 9 de outubro. Este ano, o tema associado ao evento de apresentação da coleção primavera-verão 2023 foi o Oásis, e revelou a importância de pensar sobre a indústria da moda aliada à sustentabilidade.

Desfile Moda Lisboa primavera/verão 2023

Um dos destaques desta edição da ModaLisboa, foi marcado pela estreia de Luís Borges como designer. O artista criou em 2021 a sua marca de acessórios “Call Me Gorgeous” e apresentou no passado sábado, dia 8, a coleção “Beginning”.

Desfile Luís Borges Moda Lisboa primavera/verão 2023

O evento contou com quatro dias de desfiles. O primeiro dia, quinta-feira, foi dedicado ao mote “A beleza não tem idade X Santa Casa”.  Com o objetivo de desconstruir estereótipos sobre o envelhecimento, juntaram figuras públicas e utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para mostrar que a beleza deve ser intergeracional. Neste dia, decorreram também as Fast Talks, palestras onde são discutidos assuntos da atualidade referentes ao mundo da moda. 

A moda não tem idade - Moda Lisboa primavera/verão 2023

No segundo dia, sexta-feira, foi a vez dos jovens designers mostrarem as suas coleções na passarela do ModaLisboa. Sangue Novo, é o nome do concurso destinado à nova geração de criativos, que permite a divulgação das suas coleções. Os cinco finalistas deste projeto foram Niuka Oliveira, Inês Barreto, Çal Pfungst, Molly98 e Darya Fesenko. Todos eles receberam um prémio em parceria com a Seaside e têm agora a possibilidade de competir em março de 2023 pelo prémio ModaLisboa IED – Instituto Europeo di Design.

Desfile Niuka - Moda Lisboa primavera/verão 2023

Sábado e domingo decorreram desfiles de moda de vários designers conceituados como Nuno Gama, Luís Buchinho, Nuno Baltazar e Dino Alves. A edição deste ano fechou com a coleção “Sometimes I just wanna kiss girls” de Gonçalo Peixoto.

Dino Alves Moda Lisboa - primavera/verão 2023

Os looks dos convidados também andaram debaixo de olho. Entre figuras públicas e apaixonados pela moda, na plateia, os tons laranja não passaram despercebidos. La Vie de Marie, Lili Caneças, Bárbara Bandeira e Sara Prata foram algumas das figuras que não deixaram esta cor de fora dos seus looks. Além disto, outras tendências bastante usadas foram os sapatos de plataforma, meias pelas canelas e lenços de cabelo.

 Imagens@Sapo.pt