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Moda sustentável: a maior das tendências

Já imaginou usar um vestido feito de resíduos de plástico do oceano? A moda sustentável é a nova tendência global que veio para ficar.

 

Já imaginou usar um vestido feito de resíduos de plástico do oceano? E calçar uns sapatos produzidos com restos de pneus de carros? Nós também não, mas a moda sustentável é a nova tendência global que veio para ficar.

Moda sustentável: tendência e urgência

Ecológico, consciente, orgânico, reciclado, biodegradável… Navegar no mundo da sustentabilidade pode ser um desafio. Cada vez existem mais etiquetas, expressões e abreviações amigas do ambiente que nos alertam para a urgência de fazer escolhas mais conscientes. Mas, afinal, o que é a moda sustentável e porque é tão importante?

Considerada uma das mais poluentes do mundo, a indústria têxtil tem um impacto ambiental enorme. Desde a produção, fabrico, transporte e uso, a pegada do fast fashion reflete-se no consumo de água, na erosão dos solos e na emissão de CO2.

Para fazer apenas um par de calças de ganga é necessário cerca de 7500 litros de água (leia-se a mesma quantidade que um adulto consome durante sete anos). Ninguém pode negar que a minimização do impacto da moda é uma preocupação global e urgente.

Cabe a cada um de nós arranjar alternativas mais amigas do ambiente e olhar para as etiquetas sustentáveis como uma obrigação em vez de uma mera opção.

Nasce assim o conceito de moda sustentável que utiliza matérias-primas orgânicas e processos que respeitam o meio ambiente, os trabalhadores e os fornecedores — especialmente nos países em desenvolvimento.

Uma tendência que veio para ficar e se destaca principalmente pela originalidade dos seus materiais. Num piscar de olhos, as garrafas de plástico usadas são transformadas num fato de banho e as canas de pesca retiradas do fundo do mar dão origem a uma camisola.

vans moda sustentavel

Um futuro mais verde é um futuro melhor

Existem cada vez mais consumidores preocupados em conhecer a origem da sua roupa. E existem cada vez mais marcas com preocupações ambientais que optam por métodos de produções ecológicas.

A Vans, por exemplo, comprometeu-se a converter todas as instalações próprias e geridas para 100% energia renovável até 2025.

Na mesma linha, a Guess tem sido também uma das marcas de moda a adotar mais práticas sustentáveis. Exemplo disso são as linhas Guess Denim Sustentável e Guess Smart Collection.

Para combater o impacto nefasto da indústria da moda no ambiente, a Timberland também é uma das marcas que, até 2030, definiu que 100% dos materiais naturais usados serão provenientes da agricultura regenerativa.

As práticas regenerativas imitam a natureza, permitindo que os animais pastem nos seus padrões naturais, dando à terra uma hipótese para descansar e regenerar.

Estas práticas têm um impacto positivo na terra e nos agricultores porque permitem que as terras absorvam o carbono da atmosfera e o armazenem de forma eficiente no solo. Tal resulta num solo saudável, fértil e hidratado. Um planeta verde é um planeta feliz.

timberland moda sustentavel

Dando mais do que retira, a marca ainda pretende que todos os seus produtos (desde calçado, vestuário e acessórios) sejam fabricados em materiais desperdiçados como, por exemplo, garrafas de plástico, restos de cortes de peles e restos de lã.

No final da sua vida, podem ser reciclados e usados para fazer algo novo. Um exemplo a seguir que deve inspirar a indústria da moda a trabalhar em conjunto para mudar a trajetória do nosso futuro.

Na natureza, nada se desperdiça

A verdade é que existem cada vez mais opções ecológicas, tecidos sustentáveis e produtos inovadores à disposição no mercado a preços acessíveis. Uma pequena escolha que, quando tomada em conjunto, força toda a indústria a ajustar-se.

Da roupa em segunda mão ao aluguer de peças, passando pelo aumento da reparação da roupa e redução do seu consumo, o índice de sustentabilidade está a aumentar entre os consumidores.

Em detrimento da fast fashion, a slow fashion está em constante crescimento e já tem um lugar reservado na montra de grandes marcas.

Para além disso, um produto sustentável é, muitas vezes, produzido com materiais mais resistentes e duradouros para que não precise de comprar tanta quantidade.

Com um vestido feito de resíduos de plástico do oceano e uns sapatos produzidos com restos de pneus de carros, nada se perde e tudo se transforma.

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Sílvia Catarina

Sílvia Catarina é uma jornalista de lifestyle, criadora de conteúdo e cronista da Betrend que está sempre a par das tendências de moda e beleza. Cresceu nos arredores da capital do calçado e passou os tempos livres na costureira com a avó ou na fábrica de sapatos do avô. Hoje, partilha os seus looks diários com milhares de seguidores e defende que, com os sapatos certos, pode conquistar o mundo.