#betrend eyewear

Os benefícios de proteger os seus olhos da luz azul

O uso de óculos pode ajudar a defender os seus olhos de vários problemas. Além de prevenir a vista cansada e proteger os seus olhos de raios UV, pode ainda resguardar os seus olhos do excesso de luz azul com o uso de lentes com filtro para esta luz.
Os benefícios de proteger os seus olhos da luz azul

Atualmente, há inúmeras vantagens em usar óculos. Por isso, damos-lhe a conhecer mais uma: a importância que as lentes de filtro de luz azul têm para a sua saúde ocular.

Óculos escuros com filtro azul

O que é a luz azul?

A luz azul é uma luz natural, produzida pelo Sol, que tem a capacidade de nos manter acordados e alerta. Ela é criada por meios naturais e artificiais, pois também é produzida por dispositivos eletrónicos como computadores, televisões, telemóveis, e até lâmpadas.

Esta luz parte da nossa vida de uma forma natural. E quando a exposição à luz azul é equilibrada, ela é benéfica para nós, regularizando o nosso ciclo circadiano. O problema pode surgir quando passamos demasiado tempo expostos a ela através das telas digitais, o que a pode transformar em algo prejudicial ao nosso organismo.

Que desvantagens pode trazer a exposição excessiva?

Está comprovado que o excesso de luz azul pode trazer malefícios para a sua saúde ocular. É uma luz com um comprimento de onda curto, e por isso possui mais energia. E é esta energia em excesso ou próximo da hora de dormir que pode causar danos à retina e, por consequência, à sua visão. Além disso, pode ainda causar fadiga ocular, olhos irritados, dor de cabeça e irritação nos olhos. Em casos de exposição excessiva frequente, aumenta o risco de sofrer de problemas oculares como cataratas, miopia, degeneração da mácula da retina - relacionada também à idade (DMRI), entre outras condições oculares.

Por isso, é importante limitar a exposição à luz azul, principalmente durante a noite, pois pode causar problemas de sono e de cansaço extremo. Pode afetar a produção hormonal, causando distúrbios na tiroide e afetando a saúde mental, o que leva ao aumento do risco de depressão e de outras doenças mentais. Ao interferir na produção de melatonina, uma hormona que nos ajuda a relaxar e a dormir, interfere também com a nossa memória. Como tal, é importante limitar a exposição à luz azul e procurar fontes de luz suave.

Óculos redondos com filtro azul

Os benefícios de usar as lentes com filtro azul

A utilização de óculos com filtro de luz azul é uma forma importante de proteger os olhos de potenciais danos causados pelo uso excessivo de ecrãs e dispositivos digitais, prevenindo danos oculares e o excesso de cansaço e sonolência.

Este filtro bloqueia o excesso de luz e brilhos, e permite apenas a passagem das luzes naturais benéficas para a saúde ocular. Para além disso, têm também uma proteção UV, que ajuda a proteger os olhos de danos causados pelos raios ultravioleta. Está comprovado que as lentes com filtro de luz azul podem ajudar a melhorar a concentração, o humor e o bem-estar geral no trabalho ou na escola. Estas lentes são de facto essenciais para proteger os olhos de danos causados por luzes artificiais e naturais, não afetando a nitidez da imagem, sendo que os filtros mais eficazes para a luz azul são aqueles integrados à lente.

Ao comprar óculos, certifique-se que estes têm um filtro de luz azul. Além disso, tente reduzir o tempo que passa exposto a estas luzes, principalmente às digitais.

Deixamos-lhe também com alguns exemplos de óculos que poderá utilizar e aplicar este filtro de luz azul, sendo algo que qualquer pessoa poderá usar, até mesmo as crianças, e que dará um maior conforto aos seus olhos no seu dia-a-dia.

  

#betrend

Produtos relacionados

Óculos de sol Hip Cat Vans
Vans

Óculos de sol Hip Cat Vans

€18
Óculos de sol Rise And Shine Vans
Vans

Óculos de sol Rise And Shine Vans

€18

Imagens @Unsplash