#betrend moda

Camisolas que picam: como resolver o problema?

Aprenda a resolver o problema das camisolas que picam e passe a usá-las com toda a confiança e conforto.

As camisolas que picam são muito comuns e são vários os motivos que podem explicar o desconforto.

É uma das piores coisas que nos pode acontecer quando compramos uma peça de roupa nova: chegar a casa, vesti-la para a grande estreia e notar que nos pica na pele ao ponto de não aguentarmos usá-la mais do que apenas alguns minutos.

Por um lado, alguma lã é naturalmente mais dura e, sendo a peça 100% lã, cria uma certa irritação ao toque. Por outro lado, as peças com lã de fraca qualidade têm mais probabilidade de ter as fibras espetadas - fibras que depois ficam pressionadas contra a nossa pele e causam desconforto.

Em qualquer uma das situações, não tem de atirar com a peça para a gaveta das camisolas a não usar. Há uma forma de amaciar as camisolas que picam, e nós vamos partilhá-la consigo.

camisolas de la

Como amaciar as camisolas que picam

Os passos que se seguem podem ser feitos na totalidade ou pode usar apenas o amaciador de cabelo.

A escolha deve depender, sobretudo, da qualidade das camisolas - se aguentam ou não o processo completo - e da agressividade das fibras. Só será necessário cumprir todos os passos em camisolas mesmo muito desconfortáveis.

Antes de começar, convém confirmar na etiqueta que as camisolas podem ser lavadas à mão; se a etiqueta aconselhar apenas a lavagem a seco, não avance com o procedimento.

Passo 1: o banho de vinagre

Comece por tratar as camisolas que picam com um pouco de vinagre diluído em água. Vire as peças do avesso e mergulhe-as numa bacia ou lavatório com uma quantidade generosa de água e algumas colheres de vinagre.

Deixe ficar cerca de 15 minutos, enxague com água limpa e deixe escorrer sem espremer.

Passo 2: amaciar as fibras

Aproveite que as camisolas ainda estão molhadas e distribua pelo tecido uma quantidade generosa de condicionador para o cabelo.

Pode massajar as fibras muito suavemente para o condicionador entranhar, mas evite esticar o tecido para ele não perder a forma.

Tenha também o cuidado de escolher um bom condicionador para este processo. Os de pior qualidade ressecam as fibras e, quando isso acontece, as camisolas picam ainda mais.

Deixe o condicionador atuar por cerca de 30 minutos e depois enxague as peças com água fria. Terminando, tire o excesso de água pressionando o tecido levemente com as mãos - sempre sem torcer, esticar ou amarrotar, para não danificar a forma das peças.

Após tirar o excesso de água, estenda a camisola sobre uma toalha - tão próximo quanto possível da sua forma original - e deixe-a secar naturalmente.

Passo 3: fixar o condicionador

Quando as camisolas estiverem completamente secas, dobre-as e ponha-as em sacos de plástico. Deixe os sacos no congelador de um dia para o outro e retire na manhã seguinte. Ao vestir, vai notar que as camisolas já não picam.

Por que é que funciona?

As camisolas que picam têm fibras espetadas que nos magoam a pele. A lã da ovelha é o equivalente ao nosso cabelo e, como tal, agradece cuidados semelhantes aos que temos com o nosso.

Não sendo particularmente desenvolvido para lãs, o condicionador de cabelo acaba por ter bons efeitos neste caso.

Neste procedimento em particular, o vinagre e o condicionador ajudam a amaciar as fibras do tecido. O gelo, por sua vez, ajuda a fixar o condicionador de forma a que as fibras não voltem a espetar com facilidade, prolongando o efeito de suavidade.

Convém notar, no entanto, que o efeito de suavidade não é permanente. Sempre que lavar a camisola vai estar a tirar o condicionador e o vinagre, pelo que as fibras voltarão ao estado original.

Aconselhamos a ir repetindo o processo acima de vez em quando para manter o tecido bem tratado.

Veja também como cuidar das suas camisolas de caxemira

#betrend store

Produtos relacionados