#betrend moda
O vestido de inverno perfeito existe. E nós encontrámos vários!
Encontrar o vestido de inverno ideal para a sua silhueta não é uma missão assim tão impossível.
Encontrar um vestido de inverno que nos fique bem sem desfazer da ocasião nem sempre é uma missão fácil de cumprir. No entanto, eles existem - e até existem em diferentes modelos e estilos.
Reunimos, neste artigo, várias sugestões que vão dar todo o fulgor à estação, para que nem o clima fique sem-graça.
O que faz um bom vestido de inverno?
Para ser adequado ao inverno, um vestido tem de ser feito em materiais aconchegantes. Malha, lã e algodão são opções seguras, enquanto as licras e o poliéster aumentam o risco de passar frio.
Por outro lado, há que ter em atenção as mangas e os decotes. Mangas curtas só fazem sentido se o vestido for usado num ambiente aquecido, caso contrário só servem para mostrar ao mundo uns braços de pele arrepiada; já os decotes fazem sentido para compensar as mangas longas, mas pronunciados demais também dificultam o uso de peças interiores, se for a sua vontade.
Uma dica final: vestidos de inverno com um corte não demasiado justo permitem criar camadas. Não vamos dizer-lhe para vestir uma camisola interior de algodão por baixo de um vestido de festa, mas um body ou um corpete já ajuda a aconchegar e ainda pode melhorar a silhueta.
Vestidos de inverno que vale a pena experimentar
Vestido de malha
Os vestidos de inverno em malha têm quase sempre um bom cair. Quando é grossa, como pede a estação, a malha ganha peso e suaviza as formas do corpo, fazendo-o parecer sempre muito mais elegante.
Estes vestidos podem ser compridos ou curtos - embora a versão curta peça umas botas mais altas, para manter o aconchego - e ficam bem em ocasiões mais informais, uma vez que a malha não é propriamente um tecido muito nobre.
Vestido de lã
A lã é, por excelência, um tecido de inverno: é quente, grossa, aguenta tons mais escuros e não cede facilmente a umas gotas de chuva - para nem falarmos da facilidade com que mantém a forma depois de cortada e costurada. Não admira, por isso, que seja uma das matérias favoritas para vestidos de inverno.
Dependendo do corte, os vestidos de lã podem ser usados em ambientes um pouco mais formais, até porque tanto ficam bem com umas botas como com uns sapatos.
Têm também a vantagem de favorecerem praticamente qualquer corpo, porque a grossura do material faz com que o corte seja insensível às formas do corpo.
Vestidos de festa
Encontrar um vestido de inverno de festa é quase sempre uma dor de cabeça, porque os vestidos de festa que vemos nas lojas - independentemente da altura do ano - são sempre finos e de mangas curtas.
Ora, a verdade é que há vestidos de inverno que podem perfeitamente ter lugar numa festa sem precisarem de um casaco grosso por cima: basta que sejam feitos em tecidos mais grossos (como a lã), com as mangas compridas e decotes pouco pronunciados.
Se o evento permitir, até pode apostar numa versão longa, que não só aquece as pernas como ainda confere um dramatismo extra ao look.