#betrend moda

Sapatos clássicos: 7 modelos que estão de volta

Conheça os modelos de sapatos clássicos que estão de regresso às ruas e prometem trocar as voltas ao conservadorismo.

Já se sabe que, a cada ano, a moda recicla sempre um ou outro modelo mais antigo para, com um twist de estilo, o encaixar nos padrões atuais das consumidoras mais exigentes.

Este ano não será exceção e assistimos, desde já, a um estrondoso regresso de alguns sapatos clássicos que há muito tinham sido guardados no armário.

Sapatos clássicos que estão de volta

mules

Mules

Os mules chegaram timidamente nas últimas épocas ao estilo árabe e preparam-se agora para ganhar força e perder a timidez: mais ou menos discretos, com ou sem adereços, há mules para todos os pés e todos têm lugar nas tendências atuais.

Mary Jane

É um dos sapatos clássicos de senhora mais populares e tem todos os motivos para sê-lo: é feminino, gracioso e muito versátil. O modelo Mary Jane é o sapato clássico feminino por excelência e caracteriza-se por ter uma fita no peito do pé.

Nas versões originais, muito populares nos anos 50, era sempre um sapato de salto alto, mas uma das vantagens da modernidade é que as mulheres já gozam da liberdade de escolher o grau de conforto que lhes convém.

Há alternativas rasas, com saltos baixos, com saltos altos, até com plataformas.

Plástico, borracha e PVC

Poucas coisas gritam tanto “anos 80” como uns sapatos em plástico transparente. Se está numa de repescar os modelos de sapatos clássicos, não pode deixar de fora da lista uns sapatos de plástico, borracha ou PVC.

Nos últimos meses tem sido mais popular a tendência em versão chinelo, mas com a chegada do inverno é de prever que outras alternativas venham a surgir.

Biqueira quadrada

A biqueira quadrada também é um dos elementos mais marcantes dos sapatos clássicos para mulher. Particularmente popular nos anos 80, deu lugar à diametralmente oposta biqueira fina e desapareceu praticamente de todos os pés.

Agora promete voltar para uma vingança em grande: das sandálias às botas, dos mules aos sapatos formais, a biqueira quadrada é o grande “hit” das próximas estações.

ténis Vans

Ténis Retro

Todas as mulheres têm pelo menos um par de ténis para os dias de maior descontração, e agora o que está na moda são mesmo os modelos retro.

Ténis brancos, com pequenos detalhes em cor e solas muito simples, são o vestido preto do calçado: dão com tudo, beneficiam todos os tipos de pé e respondem a qualquer ocasião.

Oxford

Pensar em sapatos clássicos é pensar no modelo Oxford, raso e de estilo masculino. Este não é só um sapato clássico feminino - aliás, o modelo nasceu precisamente na moda masculina e depois foi adaptado -, mas a verdade é que fica bem com tudo e dá muita personalidade a qualquer conjunto.

Para este ano querem-se as versões mais masculinas, mas que podem ser atenuadas com verniz ou adereços. 

Tacão “kitten”

Quase todos os sapatos clássicos para mulheres têm saltos altos - pelo menos os que se inspiram nas décadas anteriores a 1970. Em muitos casos esta tendência já não se ajusta às mulheres do século XXI, que têm vidas mais ativas e exigem maior conforto.

A alternativa? Os saltos “kitten”, muito baixinhos e confortáveis, mas que mantêm a formalidade do look. Estão de volta e é vê-los em praticamente todas as montras.

Não perca também a oportunidade de ver os ténis da moda que os fashionistas mais adoram

#betrend store

Produtos relacionados