#betrend eyewear
Olhos secos: saiba como prevenir e tratar
Não sendo, em regra, uma patologia grave, a síndrome dos olhos secos afeta muitas pessoas e causa um desconforto difícil de suportar.
Se costuma ter, saiba que há esperança: as soluções disponíveis são simples de aplicar e, na maioria dos casos, resolvem o problema.
Aprenda a identificar os sintomas dos olhos secos e saiba o que fazer.
Porque que ficamos com os olhos secos?
Em condições normais, os nossos olhos são regularmente hidratados e protegidos pelas nossas lágrimas: sempre que pestanejamos, uma película composta por água, óleos e lípidos cobre toda a superfície do olho e mantém-na hidratada, limpa e a salvo de infeções oculares.
Quando, por algum motivo, os nossos olhos não conseguem produzir lágrimas suficientes para se hidratarem — ou quando a qualidade das lágrimas que produzem não é boa —, ficamos com os olhos secos.
Olhos secos: sintomas a que deve prestar atenção
A síndrome do olho seco tende a ser inofensivo - desde que, claro, não seja provocado por outra patologia mais séria. No entanto, quem tem os olhos secos sabe que esta é uma condição bastante desconfortável, com muita sensibilidade à luz e até um ardor constante.
Se está com dúvidas sobre se o desconforto que sente está relacionado com os olhos secos, confirme se tem algum destes sintomas:
- Ardor, dor, comichão ou sensação de ter areia nos olhos;
- Visão desfocada (episódios breves ou intermitentes);
- Sensibilidade à luz;
- Vermelhidão;
- Olhos lacrimejantes;
- Desconforto ao usar lentes de contacto.
Quais são as causas dos olhos secos?
São várias as situações em que pode ficar com os olhos secos:
- Redução do pestanejar (geralmente provocada por tarefas que o obrigam a fixar o olhar muito tempo, como o trabalho ao computador);
- Toma de medicamentos com efeitos secundários (nomeadamente anti-histamínicos e beta-bloqueantes) e esteroides;
- Existência de outras patologias (como artrite reumatóide, síndrome de Sjögren, blefarites ou patologias das pálpebras);
- Alterações hormonais (sobretudo na mulher, como a gravidez);
- Patologias relacionadas com os canais lacrimais;
- Produção insuficiente de lágrimas;
- Uso de lentes de contacto.
Há ainda algumas variáveis relacionadas com o estilo de vida que influenciam a produção de lágrimas e podem levar a que fiquemos com os olhos secos - nomeadamente o hábito de fumar, a permanência prolongada em espaços com ar condicionado ou até a exposição ao vento.
Finalmente, vale notar que o avançar da idade também traz uma redução na produção de lágrimas, e por isso aumenta o risco de ficar com os olhos secos.
O que fazer se tiver os olhos secos?
Se tem algum dos sintomas acima descritos, o melhor a fazer — mesmo que consiga identificar as causas — é consultar um optometrista. Estes profissionais estão sensibilizados para o problema dos olhos secos e podem ajudá-lo a perceber se é só um síndrome inofensivo ou se há outros sinais de alarme a merecer atenção.
Na consulta com o optometrista, fará um exame e alguns testes para detetar a síndrome do olho seco.
Aproveite ainda para dar uma vista de olhos nos óculos graduados que estão na moda.
[related_products]