#betrend eyewear

Óculos de sol cat eye: como usar a tendência

Saiba como conjugar os óculos de sol cat eye para que todo o conjunto seja coordenado e veja alguns exemplos que pode usar já.

mulher com óculos de sol cat eye

Se nunca ouviu falar nos óculos de sol cat eye, está mais do que na hora de atualizar-se sobre o estilo: estes óculos que imitam (literalmente) a forma dos olhos dos gatos estão super na moda e a tendência não mostra sinais de desaparecer tão cedo.

Como identificar os óculos cat eye?

Distinguir os modelos cat eye nas prateleiras é fácil: procure os óculos com as linhas de cima da armação mais fortes que as de baixo, construindo uma linha ao nível das sobrancelhas.

Tal como acontece com o formato dos olhos dos gatos, essa linha superior tem de ter os cantos exteriores ligeiramente levantados - efeito geralmente conseguido através de um leve engrossar da massa nessa parte.

Que efeito fazem os óculos de sol cat eye nos looks?

Os óculos de sol cat eye são uma tendência de eyewear e têm muita personalidade e tornam qualquer look mais ousado. Por terem um ar vintage, tendem a realçar as peças de roupa que são mais coerentes com essa época (como animal prints ou lenços, por exemplo).

Por se tratarem de óculos de sol - com as lentes escuras -, muitos modelos cat eye têm a armação numa cor contrastante com o escuro das lentes. Esse contraste ajuda a realçar o efeito olho de gato.

Pela mesma lógica, se procura uma opção mais discreta, vai querer olhar para as armações escuras, onde o efeito não se nota tanto.

Tipos de óculos de sol cat eye

1. De toque vintage

Armações grossas, de cores discretas e, por vezes, transparentes: estes óculos gritam “década de 50”, que foi o auge dos modelos olho de gato.

Podem ser usados em conjuntos alusivos às décadas passadas e pedem algum glamour no coordenado, porque não gostam de roupas demasiado informais.

2. De marcação muito forte

Para as fãs do efeito olho de gato, estes óculos de sol cat eye têm as extremidades muito levantadas e grossas.

Não há dúvidas sobre o efeito que produzem, mas são bastante ousados, por isso convém ter a certeza de que se sente confortável a usá-los antes de fazer o investimento.

A força da marcação pode ser compensada por uma armação mais escura e menos contrastante com as lentes.

3. Em animal print

Os óculos de sol cat eye têm uma grande influência das décadas de 50 e 60, e em alguns modelos essa influência estende-se aos padrões da armação.

O animal print é, por isso, muito comum neste tipo de óculos, quase sempre combinado com uma ligeira transparência.

#betrend

Produtos relacionados

Óculos de sol Hip Cat Vans
Vans

Óculos de sol Hip Cat Vans

€18
Óculos de sol Rise And Shine Vans
Vans

Óculos de sol Rise And Shine Vans

€18

4. Em cores discretas

Há algumas décadas, discrição nas cores era sinónimo de classe alta. Talvez por esse motivo seja tão fácil encontrar este tipo de óculos de sol que, apesar de serem coloridos, não ferem a vista.

Cinzento, azul petróleo ou bordeaux são algumas das cores mais populares nestas armações.

5. De corte suave

Apesar de estarem na moda, os óculos de sol cat eye são bastante ousados e não encaixam em todas as personalidades e estilos.

Para as mulheres mais discretas, há modelos em que o efeito olho de gato é mais suave, notando-se apenas um ligeiro levantar dos cantos exteriores da armação.

Estes modelos são quase sempre em armação preta e fina.

Como usar os óculos de sol cat eye?

Já aqui dissemos que o efeito olho de gato nos transporta para as décadas de 50 e 60, e por isso a forma mais fácil de conjugar estes óculos de sol é com peças de roupa e acessórios que nos transportem para essa época.

Lenços de cabeça, animal prints e maquilhagem estilo pin-up (eyeliner prolongado e batom vermelho) combinam na perfeição com qualquer uma das sugestões acima.

Mais uma vez, vale a pena lembrar que o modelo cat eye tem bastante glamour, e por isso não é fácil de integrar em coordenados trashy ou mais despojados.

Aproveite ainda para ver dicas para como usar a clássica camisa branca.