#betrend moda

Dia Mundial da Terra: Tudo o que precisa de saber

Muito mais do que um dia de celebração, o Dia Mundial da Terra é de consciencialização da importância da preservação dos recursos do planeta.

Este mês celebramos, uma vez mais, o Dia Mundial da Terra no dia 22 de abril. É importante a celebração deste dia como consciencialização de todos os problemas e preocupações ambientais existentes no mundo.

Atualmente, os consumidores esperam das marcas uma mudança na atitude e no comportamento de produção, tomando medidas para uma transição mais ecológica e sustentável, minimizando o seu impacto nas questões climáticas e ambientais.

Muitas marcas passaram a priorizar a sustentabilidade, tornando-se cada vez mais “verdes”, seja através da implementação de novas medidas no processo de fabrico, seja na alteração da origem ou no tipo de produtos utilizados na produção dos artigos, contribuindo cada vez mais para uma moda mais sustentável.

Quer saber mais sobre este dia? Descubra abaixo mais informações sobre a origem e em que consiste este dia.

Quando é o Dia da Terra 2022?

O Dia Mundial da Terra acontece anualmente no dia 22 de abril, e é hoje celebrado em mais de 190 países. Criado em 1970 pelo senador e ambientalista Gaylord Nelson, este dia teve origem devido ao aumento da poluição causada pelas indústrias à data e pela falta de regulamentação e mecanismos de proteção ambiental.

Após a existência de um derrame de petróleo na cidade de Santa Bárbara na Califórnia, o senador criou este dia como forma de protesto contra o problema existente, tendo participado cerca de 20 milhões de americanos em todo o país. Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de abril como o Dia da Terra, tendo sido aprovado pelos 192 países pertencentes à Assembleia Geral da ONU.

Em que consiste o Dia da Terra?

Celebrado em todo o mundo, este dia é um evento anual que tem como objetivo reconhecer a importância do planeta, bem como alertar e esclarecer os problemas ambientais existentes, desde a crise climática à poluição.

Qual o tema do Dia da Terra 2022?

Dia Mundial da Terra

“Investir no Planeta” é o mote para este ano, com um alerta para a urgência de mudar o clima empresarial e político, bem como individual. Investir, da melhor forma, num futuro melhor é o desafio para este ano.

Desta forma, cabe a cada um de nós contribuir para o bem do planeta, adotando um comportamento mais consciente e sustentável. Começando por um consumo na moda mais sustentável, muitas são as marcas de roupa sustentáveis existentes no mercado.

E o que andam as marcas a fazer?

Para celebrar este dia, várias marcas têm realizado diversas iniciativas com o intuito de consciencializar os seus consumidores sobre esta temática.

Deixamos-lhe imagens da iniciativa “Wear On” realizada pela Vans em Portugal, que contou com vários artistas como Rosa la Peligrosa, Bruno Marchettoo, Gnomo e Mafalda Nunes. Com o objetivo de transmitir a mensagem de que podemos ser mais conscientes e eco-responsáveis como consumidores, estes artistas personalizaram as montras de 5 lojas Vans em Portugal (Rua Augusta, Vasco da Gama, Almada Fórum, Oeiras Parque e MadeiraShopping), utilizando produtos e materiais usados e antigos dando-lhes uma nova vida e um novo sentido.

Deixamos-lhe ainda uma curiosidade sobre a marca Timberland. Para além de ser já uma marca reconhecida pela sua ligação à sustentabilidade, esta foi uma das primeiras marcas em Portugal a celebrar o Dia Mundial da Terra, em 2002.