#betrend família

9 dicas para preparar um bom regresso às aulas

Garanta tudo o que é necessário para um bom regresso às aulas e ajude os seus filhos a terem sucesso desde o primeiro dia.
bom regresso as aulas

Fim do verão, recomeço da atividade nas escolas. Este é um momento importante para muitas famílias e jovens. A boa notícia é que não tem de ser um momento de stress e pode ser levado com calma por estudantes e familiares. Reunimos algumas dicas para preparar um bom regresso às aulas em 2021.

Como preparar um bom regresso às aulas

look regresso as aulas

1. Preparar o material escolar

Ter tudo em ordem, arrumado e pronto a usar é meio caminho para um regresso à escola com menos correrias.

2. Comprar a primeira roupa para o inverno

O início do outono tende a ser instável e as crianças têm um talento natural para fazer com que a roupa deixe de lhes servir num piscar de olhos.

Para evitar corridas de emergência ao centro comercial, tenha já preparadas algumas peças novas: não só garantem que está preparada para tudo como dão uma motivação extra aos mais novos.

Quem não gosta de voltar à escola com uma peça nova e cheia de estilo?

Conheça a seleção de essenciais para este regresso às aulas da Betrend.

3. Identificação dos bens

Esta é uma das mais preciosas dicas de regresso às aulas para quem tem filhos mais pequenos. Os infantários são verdadeiros buracos negros onde camisolas, casacos, guarda-chuvas e outras peças de roupa se perdem para nunca mais aparecer.

Compre umas etiquetas com o nome dos seus filhos e invista algum tempo a identificar tudo o que lhes pertence. Estará a preparar um bom regresso às aulas para eles e para si!

4. Preparar o espaço de estudo em casa

Uma boa parte da motivação para os mais novos estudarem vem do lugar que têm disponível para fazê-lo. Tenha o cuidado de lhes oferecer um espaço só deles, bem decorado e iluminado, com uma mesa e uma cadeira confortável, e veja-os entrar no novo ano letivo com o espírito certo para conseguir a nota máxima.

5. Estabelecer objetivos para o novo ano

Este item pode estar em qualquer plano para preparar um bom regresso às aulas, mas aplica-se particularmente bem aos estudantes mais velhos.

Converse com eles sobre o que querem para os próximos anos e como podem chegar lá.

bom regresso as aulas betrend

6. Organizar o horário

Preparar um bom regresso às aulas implica muita organização, não só logística, mas também de tempo - sobretudo quando as crianças acrescentam atividades extracurriculares ao dia normal de escola.

Guarde alguns minutos para organizar os horários e planear as horas a que terá de ir buscar, levar ou acompanhar os mais novos a cada atividade.

7. Preparar a retoma das rotinas

As férias são, por natureza, uma altura de maior descontração nos horários. O problema é que esta rotina não serve aos meses de atividade escolar e não será fácil “mudar o chip” de um dia para o outro.

Assim, o melhor que tem a fazer é começar a retomar, gradualmente, os horários da época letiva para reduzir o impacto no momento de regressar à escola.

8. Ouvir as ansiedades das crianças

Há momentos na vida das crianças que, parecendo-nos naturais, são fonte de ansiedade para elas. O regresso às aulas pode ser um desses momentos, sobretudo se vão mudar de escola, de ciclo ou de turma.

Puxe conversa com os seus filhos e procure perceber se estão com alguma ansiedade ou medo relativamente ao regresso à escola. Se estiverem, converse com eles e transmita-lhes confiança, para que não entrem na escola já com espírito de derrota.

Para preparar um bom regresso às aulas, procure falar no regresso à escola com entusiasmo pelo que está para vir; as crianças vão absorver esse entusiasmo e animar-se também, ajudando a que o processo decorra de forma mais tranquila.

9. Para quem está na universidade: ser organizado

E porque as crianças não são as únicas a regressar às aulas, partilhamos também a mais importante das dicas para quem está a começar ou a recomeçar as aulas no ensino superior: ser organizado.

Com organização, é possível criar rotinas de estudo, conciliar aulas com grupos ou eventos académicos, sem esquecer todas as tarefas e compromissos que esta fase implica.

A todos, um bom regresso às aulas!

[related_products]