#betrend entrevista

Leonor Macedo: "Ficar na minha zona de conforto está fora de questão"

Como uma verdadeira alma salgada, Leonor Macedo deixa sempre um sorriso por onde passa (de preferência, de pé descalço). Conheça-a melhor.

 

Como uma verdadeira alma salgada, Leonor Macedo deixa sempre um sorriso por onde passa (de preferência, de pé descalço). Fique a conhecer esta apaixonada pelo sol e pelo mar que, em parceria com a Guess, pretende inspirar os seus seguidores a seguirem um estilo de vida saudável e amigo do ambiente.

Leonor Macedo: uma alma salgada e sonhadora

1. Para quem nunca ouviu falar de ti, quem é a Leonor Macedo?

Uma miúda de 23 anos que adora viajar, adora aventura e tudo o que envolve desafios. Ficar na minha zona de conforto está fora de questão.

2. Como começou a tua jornada pelo mundo digital?

Não sei bem definir um "marco" de início desta jornada digital, acho que começou tudo de forma muito natural. Lembro-me de gostar de fotografia desde pequenina e pedir máquinas fotográficas no Natal (nessa altura, para fotografar e não para ser fotografada).

Mas acho que o meu lado "estético" desenvolveu-se desde muito cedo e sempre gostei muito de tudo o que envolvia criatividade e imagem.

Depois, uma coisa levou à outra: fui contactada por uma ou duas marcas, com as quais fui ganhando alguma visibilidade, e aí desenrolou-se tudo de forma muito natural.

No início, nem pensei bem no que isto poderia vir a ser. Via mais como uma brincadeira, uma coisa que gostava de fazer nos meus tempos livres. Aliás, na minha altura, ninguém nascia com o sonho de ser influencer ou YouTuber. Era uma coisa que não se falava. Hoje em dia, já é muito comum e as minhas irmãs mais novas já vêm isso como uma opção de trabalho.

3. Como descreves o teu estilo pessoal?

Tenho um estilo muito livre. Muito comfy também. Adoro estar confortável, com um estilo desportivo. No entanto, adoro arranjar-me para ir jantar ou para ir a algum lado mais "chique".

bali

4. Qual foi a viagem que mais influenciou o teu estilo?

É difícil escolher uma, mas talvez Bali. Todo o lifestyle de Bali é muito eu. A vibe deles, a natureza… tudo em Bali é a minha cara.

5. Qual é a tua maior inspiração?

É muito difícil eleger uma pessoa só. Acho que todas as pessoas à minha volta são, de alguma forma, uma inspiração para mim. Eu gosto muito de uma frase que diz "somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos". E, se eu for pensar nas minhas cinco pessoas mais próximas, cada uma reflete uma parte muito importante de mim.

A minha mãe é um role model para mim, em tudo! Na forma como olha para a vida, na forma como nos ensina algo todos os dias, na forma ambiciosa como sonha em inspirar todos à sua volta...

Mas tenho muitos mais e também tenho, claro, pessoas distantes e histórias distantes que me inspiram. Um exemplo é a Bethany Hamilton, que é uma inspiração enorme de força e determinação para mim.

6. O que te motiva a seguir um estilo de vida saudável?

Convivo todos os dias num ambiente "saudável" e por isso, já é algo muito natural. Além disso, eu adoro comida saudável e sinto-me mesmo bem quando estou em equilíbrio com a alimentação. O exercício físico é algo que me traz equilíbrio físico e mental e nem me sinto bem quando não o faço.

Claro que também adoro fazer asneiras e nem sempre tenho motivação para treinar, mas o equilíbrio é isso mesmo, é abrir espaço para exceções também.

Diria que o mais importante é ouvirmos o nosso corpo e não vivermos na obsessão de atingir o corpo perfeito. O mais importante é estarmos saudáveis, física e psicologicamente. E quanto mais consistentes formos, mais fácil será manter a rotina. Também ajuda não ter rotinas muito exageradas para ser mais fácil mantê-las.

7. Quando é que começaste a praticar yoga?

Comecei mais nova, no meu 10º ou 11º ano e tive aulas durante apenas um ano. Depois, por falta de tempo, comecei a praticar sozinha, o que me trouxe pouca consistência.

Fui sempre fazendo e mantive uma ligação ao yoga desde que comecei mas, por falta de tempo, fazia com pouca regularidade. Um dos meus goals para este ano é fazer mais yoga outra vez!

8. Recordas-te da primeira vez que ficaste a conhecer a Guess?

A primeira vez que entrei mais em contacto com a Guess foi quando me propuseram fazer um treino de yoga durante o confinamento. Numa altura em que estava tudo em casa, achei o desafio mesmo interessante e disse logo que sim — sem pensar duas vezes.

Na altura, fui pesquisar melhor e vi que a marca disponibiliza vários treinos gratuitos no YouTube e tem também uma coleção eco e sustentável.

Acho que o facto de disponibilizarem treinos gratuitos online numa altura em que estava tudo em casa, e sem motivação para se manterem ativos, mostra que é uma marca que se preocupa com as pessoas e com o seu bem-estar físico e psicológico. Esse foi um dos primeiros valores que vi que partilhava com a marca.

Logo a seguir, vi que também tinham uma coleção eco e sustentável. Aí percebi que era uma marca com muitos valores positivos. A parte da sustentabilidade também foi algo que me fez ligar bastante à Guess.

9. A coleção Eco Smart, da Guess, é produzida com materiais e processos de fabricação que respeitam o meio ambiente. Uma vez que já tiveste oportunidade de a experimentar, o que achas desta linha?

Acho incrível. Aliás, uma das minhas peças preferidas da marca é dessa coleção. Nota-se muito a diferença nos tecidos, o toque é incrível e assenta tudo super bem.

Para além de que, para mim, é super importante — e, hoje em dia, cada vez mais —que uma marca se preocupe com o meio ambiente e que tome iniciativas sustentáveis.

Acho que já devia ser algo obrigatório para todas as marcas e fiquei muito feliz quando vi que a Guess já o fazia por iniciativa própria.

10. Quais são os teus planos para o futuro?

Esta é a pergunta mais difícil e, provavelmente, a única que não vou conseguir responder. Tenho muitos planos, muitas ideias (sempre fui uma miúda cheia de ideias) mas ainda nada fechado.

E, quando é algo que ainda está a ser sonhado, acho sempre que não o posso pôr cá para fora porque parece que perde a magia e se dispersa a energia.

Eu gosto de guardar muito as minhas ideias e expô-las só quando for altura de concretizá-las. Mas sou uma pessoa ambiciosa e, portanto, posso prometer que os planos para o futuro são muitos e vou ter uma novidade enorme em breve. Estou muito ansiosa por partilhar com todos!

#betrend store

Produtos relacionados

Sílvia Catarina

Sílvia Catarina é uma jornalista de lifestyle, criadora de conteúdo e cronista da Betrend que está sempre a par das tendências de moda e beleza. Cresceu nos arredores da capital do calçado e passou os tempos livres na costureira com a avó ou na fábrica de sapatos do avô. Hoje, partilha os seus looks diários com milhares de seguidores e defende que, com os sapatos certos, pode conquistar o mundo.