#betrend entrevista
João Catarino: “Não tenham medo de arriscar”
De sorriso fácil e personalidade descontraída, João Catarino serve de inspiração para uma comunidade sem preconceitos e sem medos onde pode ser quem sempre quis ser: ele próprio.
Aos 29 anos, é uma voz ativa no combate ao bullying e na promoção da individualidade com uma atitude irreverente e um estilo invejável.
Em entrevista à Betrend, o criador de conteúdos partilha, em primeira mão, conselhos para quem está à procura do seu estilo próprio e dicas de moda mesmo para quem tem medo de arriscar.
João Catarino e a sua irreverência
1. Para quem nunca ouviu falar de ti, quem é o João Catarino?
É difícil que nunca tenham ouvido falar de mim nem que seja mal… [risos]
Sou o João Catarino, digital influencer, um apaixonado por moda e fotografia. Comecei a partilhar sugestões de looks nas redes sociais há mais de 10 anos e foi na internet que encontrei aquilo que eu mais queria ser: eu próprio.
2. Consideras que o João de 10 anos estaria orgulhoso do João de 29 anos?
Sem dúvida! A minha vida mudou por completo desde a minha adolescência. Sempre sofri muito bullying durante esse período e, hoje em dia, sirvo de inspiração para dezenas de pessoas. Por isso, eu acho que não só estaria orgulhoso como jamais esperava que isto fosse acontecer.
3. Como criador de conteúdo, qual é o maior sonho que realizaste até hoje?
Um dos meus maiores sonhos era conquistar uma comunidade sem preconceito, sem medos e que respeitasse as minhas decisões.
Eu sinto que, hoje em dia, eu conquistei isso no meu perfil de Instagram. Mas a nível profissional era representar marcas internacionais e é sem dúvida um sonho concretizado.
4. Já descobriste um truque para tirar fotografias sozinho na rua?
Para além de precisarem de um tripé, um grande truque é ter acessórios que ajudem a fotografia a parecer o mais natural possível. Eu, por exemplo, prefiro tirar fotografias com óculos de sol quando estou sozinho para ser mais fácil na hora de escolher a fotografia.
5. Tens algum conselho para quem está à procura do seu estilo próprio?
Isso tem muito a ver com a personalidade de cada um. É preciso saber encontrar as peças adequadas para as caraterísticas e fisionomia da pessoa mas o mais importante é estar confortável e confiante com o que se está a usar.
Usar (e abusar) de acessórios também pode ajudar a criar um estilo mais pessoal. No meu caso, não vivo sem os meus anéis e os meus fios.
6. Existe uma dica de moda que gostavas de partilhar com os teus filhos?
Talvez diga “não tenham medo de arriscar”. Estar na moda é sermos nós próprios.
7. Quais são as tuas peças favoritas para arrasar na correria do dia a dia?
Hoodies e casacos são provavelmente as peças que eu mais uso nesta estação. Adoro a combinação entre estas camisolas e casacos. Estou quase sempre assim vestido, quem me segue sabe que é verdade!
8. Na tua opinião, qual é a tendência de moda que vai ser um sucesso em 2022?
Para mulher, brilhantes. Para homem eu diria o loose fit. Atualmente, cada vez mais as marcas apostam em peças mais largas. Se o oversized estava em alta em 2021, em 2022 vai vir com tudo.
9. Qual é a roupa, acessório ou calçado que nunca usarias em público?
As Crocs é um calçado com o qual eu realmente não me identifico, pois não acho que tenha a ver com o meu estilo. Por isso, acho que não as usaria em público [risos].
10. És o tipo de pessoa que compra roupa sem experimentar ou que experimenta sempre a roupa antes de comprar?
Eu experimento sempre a roupa antes de comprar. Como sou magro eu preciso realmente de saber se a roupa me favorece ou não, tenho muito esse “problema” e por isso é que odeio comprar online.
11. Em termos profissionais, o que gostarias de fazer no futuro?
Uma das coisas que eu sonho concretizar a nível profissional é ter a minha própria linha de maquilhagem. Adorava!
Se é admirador do estilo do influencer, visite a a loja bretend.pt e encontre tudo o que precisa para recriar o estilo do João Catarino.