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Iolanda Pereira: "Os três passos essenciais são a limpeza, a hidratação e a proteção solar"
Através da página do Instagram, Iolanda Pereira ajuda a esclarecer dúvidas e ajuda a definir rotinas de skincare sem falhas.
Começou na pandemia, da necessidade de se desafiar, mas rápido Iolanda Pereira deu asas ao projeto Pele Me Quer Bem Te Quer, que além de um serviço de Consultoria em Dermocosmética, com aconselhamento de cuidados, conta já com um e-book.
Em entrevista à Betrend, a farmacêutica falou-nos do seu percurso até aqui, do que espera para o futuro e o que compõe uma rotina de skincare infalível.
Iolanda Pereira: o rosto e a sabedoria por detrás da página Pele Me Quer Bem Te Quer
1. Para quem não a conhece, quem é a Iolanda Pereira?
Apaixonada pela cosmética e pelo marketing digital, fiz das palavras profissão. Sou comunicativa, meticulosa e viciada no trabalho.
2. A Iolanda tem formação em Ciências Farmacêuticas e especializou-se na área da Dermocosmética e Cosmetologia Avançada. Como surgiu este interesse?
Surgiu durante a pandemia. Precisava de sair da minha zona de conforto e rotina casa-trabalho, e por tal resolvi investir na minha formação e na área que desde cedo mais despertou interesse. Tinha chegado o momento de me desafiar e colocar à prova entre quatro trabalhos: as redes sociais, farmacêutica comunitária, agente remota da linha SNS24 e estudante pós-graduação no período noturno. Parece alucinante, mas foram meses que contribuíram profundamente para a melhoria de gestão de tempo e organização pessoal.
3. O que a levou a criar a página Pele Me Quer Bem Te Quer?
Não resisti em manter esta paixão só para as minhas amigas e família, queria partilhar com o mundo esta área que tanto me identifico, promover a literacia, descomplicar temas da área da beleza e transmitir o máximo de transparência e honestidade, em cada publicação. Após ter sido Embaixadora da Dercos Vichy, senti que tive o “empurrãozinho” que me faltava para criar esta página.
4. O projeto tem uma forte presença digital. No Instagram conta com mais de 10 mil seguidores. De que forma aconselha e promove as boas práticas (digamos assim) de skincare, através das redes sociais? As pessoas estão mais interessadas neste tema?
Com a indústria e as tendências a crescer, mudam os consumidores e a forma como procuram a informação. Procuro comunicar com coerência e consistência em relação aos diferentes produtos no mercado. Sim, cada vez mais, há um crescente interesse na cosmética, a aparência da pele determina, por vezes, a imagem que fazemos dos outros e que os outros fazem de nós.
5. Quais são as dúvidas mais frequentes que recebe?
Penso que a dúvida mais frequente seja “O melhor produto para… ?” pode ser aplicado a manchas, rugas, hidratação. Contudo, a resposta mais frequente e sincera é “depende”. Navegar neste oceano de informação e com o crescente surgimento de novas tendências, marcas pode ser, deveras, complicado manter o foco e encontrar o que responde às necessidades da nossa pele.
6. A skincare é, sem dúvida, o foco dos seus conteúdos. O que considera que não pode faltar numa boa rotina de skincare?
O protetor solar, sem dúvida! Tantas vezes, menosprezado, é verdade! Para mim, é o nosso melhor amigo na prevenção das manchas, rugas e, claro, do cancro cutâneo. Será sempre o pilar de qualquer rotina de skincare.
7. Quais os passos de uma rotina de skincare diária completa?
Os três passos essenciais são a limpeza, a hidratação e a proteção solar. Limpar, mesmo que não te maquilhes, é fundamental, pela acumulação dos resíduos endógenos e exógenos da pele. Hidratação, não é só beber água, mas sim usar e abusar nos hidratantes, fortalecendo a barreira cutânea, prevenindo irritações e aumentando o conforto. Por fim, mas não menos importante, o nosso adorado, protetor solar, tal como referi, o nosso melhor amigo.
8. Ter uma pele saudável (ou uma boa pele) são importantes também na autoestima e no dia a dia das pessoas. De que forma os cuidados de pele têm impacto na vida diária das pessoas?
A pele é o maior órgão do nosso corpo e apenas um reflexo nosso. A pele engloba não só questões de beleza, mas também de saúde e de doença. Está intimamente ligada à nossa autoestima e imagem que temos e projetamos de nós mesmos.
Vivemos numa sociedade voltada para a imagem, mesmo que seja uma imagem, irrealista, perpetuada nas redes sociais. Realço a adolescência, em que construímos a nossa identidade e tantas vezes vemo-nos assoberbados com a acne nessa fase complicada, tal como me aconteceu. A acne, e outras doenças da pele, não definem a pessoa, somos mais do que as nossas imperfeições, contudo fruto dos complexos e a falta de segurança, o impacto psicológico é uma realidade.
9. Além do aconselhamento farmacêutico, que outros serviços são disponibilizados neste projeto?
Poderão encontrar neste projeto o meu site, e-book e ainda o Serviço de Consultoria em Dermocosmética, em que há revisão e avaliação da rotina atual, diagnóstico do tipo e estado de pele. Inclui o aconselhamento de cuidados, de acordo com os resultados obtidos através da avaliação, e um relatório completo com a problemática, como se desenvolve, fatores agravantes, ingredientes a privilegiar, a rotina dia/noite e todos os complementos. Acima de tudo contam com a minha experiência em cuidar da pele de centenas de pessoas, e com a transparência necessária para o fazer de forma eficaz e segura.
10. Os cuidados de skincare são cada vez uma preocupação das pessoas? Em que medida?
Vou centralizar-me mais nas mulheres, porque vivi e vivo como consumidora audaz de cosmética e informação. Tudo começa na adolescência, com o aparecimento de alguns problemas de pele, como acne, manchas ou estrias, consequente do crescimento. Avançamos para a gravidez e observamos novamente, manchas, estrias, desidratação e por fim, menopausa e envelhecimento, as preocupações mudam, focamos na secura, flacidez e rugas. Com a esperança média de vida a aumentar, os cuidados com a pele e sua jovialidade crescem, pretendemos aproveitar os anos com todo o glamour de uma pele bem cuidada e saudável.
11. Em 2020 foi embaixadora da marca Dercos. Como surgiu essa oportunidade e qual o impacto que teve no seu percurso?
Foi, sem dúvida, um dos “triggers” para começar todo este percurso. Surgiu um passatempo, entre a Comunidade Farmacêutica, na qual a Vichy dava a oportunidade de testemunhar o nosso feedback acerca de um produto para a queda de cabelo, através do envio da nossa história e vídeo. Pois bem, acontece que fui uma das 3 farmacêuticas, selecionadas a nível nacional. Foi um privilégio fazer parte deste projeto que enaltece a importância do farmacêutico na comunidade e integrar esta equipa, que desde início foi incansável comigo!
A Dercos, gama capilar da Vichy, teve mais de 955 mupis nas ruas numa campanha de comunicação que contou também, com Cláudia Borges, Fátima Lopes e Sérgio Praia.
Penso que talvez tenha sido um dos momentos em que senti que tinha voz e que essa mesma poderia ser usada para ajudar outras pessoas. Desafiei-me a explorar e encontrar um equilíbrio entre o pessoal e o profissional, criando este projeto.
12. Que podemos esperar, no futuro, deste projeto?
Quero ter cada vez mais projetos, e principalmente, quero continuar a reinventar-me. Gostava de formar uma equipa de intervenção em marketing digital, para melhorar os conteúdos que desenvolvo e culminar na criação da minha própria academia de skincare. Contudo, “tenho os pés bem assentes na terra” e tudo a seu tempo, mas tirarei o maior partido de todas as conquistas que se avizinham.