#betrend entrevista

Daniela Duarte: "chegar ao final do dia com esta sensação de satisfação é impagável"

Conheça Daniela Duarte, a autora por detrás do projeto Agita Kalorias que fomenta um estilo de vida mais saudável.

Nutricionista de formação, Daniela Duarte criou o projeto Agita Kalorias, onde partilha conselhos para um estilo de vida consciente e dicas para uma alimentação saudável.

Aquilo que começou como um blog, assume-se atualmente como um projeto mais abrangente que tem por base o Nutricoaching e visa a promoção da saúde.

Daniela Duarte

Daniela Duarte: sempre a postos para a mudança

1. Quem é a Daniela Duarte?

Apaixonada pela vida, pelos dias de sol e por partilhar um estilo de vida saudável com os outros. Nutricionista de profissão há 10 anos, sempre disse que o meu futuro não ia passar pelo contexto clínico, mas a verdade é que hoje sei que o contacto com as pessoas é algo que me preenche e não conseguiria não o fazer. Amo os meus, gosto de cozinhar, de festejar aniversários e de desporto.

2. O que te motiva a seguir um estilo de vida saudável?

Sempre fui um bocado flor de estufa em criança. Ficava doente frequentemente, tinha problemas respiratórios, peso a mais. Desde que comecei a comer melhor e a chegar gradualmente a um peso saudável, a sentir mais energia e com um estado de saúde equilibrado, voltar para trás seria totalmente irrefletido. Quando olho para trás para fotografias mais antigas e com mais peso, motiva-me muito não querer estar ali novamente.

3. Como (e porquê) decidiste criar o projeto Agita Kalorias?

Na verdade, não me lembro bem. Criei o blog há uns anos e deixei em standby durante uns tempos. Trabalhava muito e não conseguia alimentá-lo.

Até que, em 2018, fui despedida do sítio onde trabalhava porque a empresa foi vendida e todos me incentivaram a dedicar à minha marca. Com medo claro, mas gradualmente a fazer crescer o Agita Kalorias, estava em Março de 2019 a lançar a minha primeira linha de produtos alimentares com 3 variedades de granolas. Com muita calma e pés assentes na terra, até porque tive uns percalços pessoais no caminho, mas culminou com a abertura do meu gabinete de nutrição em junho do ano passado. E assim tem sido, devagarinho a consolidar o projeto.

4. Em que consiste o projeto Agita Kalorias?

O projeto Agita Kalorias é ainda um bebé em transição para criança diria eu. Caracteriza-se pela promoção e reeducação alimentar tanto em contexto individual, em consulta de nutrição como com consultoria: revisão de folhetos, participações em empresas e desenvolvimento de produto.

5. A entrada no mundo digital acontece em que momento?

Aconteceu cedo. Embora me tenha dedicado com mais detalhe a partir de 2018. Por vezes é um verdadeiro desafio manter o dia a dia de consultas, gerir as redes, organizar produto, encomendas etc. Mas chegar ao final do dia com esta sensação de satisfação é impagável. Até porque quando começo a estar muito parada começo logo a pensar no que vou desenvolver a seguir.

daniela duarte

6. De que forma as redes sociais ajudam a impulsionar o projeto?

Acaba por ser um veículo para transmitir a minha linha, a forma como trabalho e o que defendo.

E, por outro lado, servem também para que as pessoas percebam que o nutricionista é um ser humano e também tem os seus desires. Os dias não são todos incríveis e 100% fit e está tudo bem com isso.

7. Em 2021, lançaste - em parceria com a fisiologista Teresa Branco - um curso online com vista a combater a inflamação para gerir o peso e a saúde. Em que consistia este curso?

Durante 12 aulas acompanhámos um grupo de pessoas online. O curso incluiu também showcookings gravados e um grupo de WhatsApp.

Foi muito interessante partilhar em conjunto desde conceitos iniciais fisiológicos, hormonais e também a abordagem alimentar mais indicada para o efeito. Acabou por ser super completo porque incluiu profissionais de diferentes áreas que trabalham no Instituto Teresa Branco.

Daniela Duarte

8. Estão previstas novas edições deste curso? Se sim, para quando?

Por agora é algo que não está totalmente de lado, mas ainda sem previsão de datas.

9. Além da consultoria nutricional - o nutricoaching - que outros serviços podem vir a ser disponibilizados no Agita Kalorias?

Neste momento estamos a tentar criar uma equipa de profissionais que possam estar aptos a várias fases da vida. É um processo que demora a consolidar. O desenvolvimento de produto é algo que queremos continuar a apostar e a criar cada vez mais novidades, mas que envolve um grande investimento e, por isso, por vezes temos de ir mais devagar do que o que se tinha idealizado.

10. Na página do Instagram encontramos vários conteúdos, dos quais se destacam as receitas. Onde vais buscar a inspiração?

Não tenho uma pessoa só que me inspire. Vejo algumas receitas originais e tento experimentar se resultam trocando um ou outro ingrediente. Obviamente não correm bem logo à primeira. Mas assim que consigo ajustar para um bom resultado final, partilho.

11. Num tópico totalmente diferente: confessas que um dos teus pecados são malas. Podemos assumir, portanto, que a moda é também uma das tuas paixões? Qual a maior “loucura” que já cometeste?

Adoro moda e hoje em dia prefiro investir numa mala que me dure uma vida. Mas, por outro lado, também sou muito poupadinha. Ainda assim, houve um ano que recebi uma mala da Furla no meu aniversário e como queria a carteira a condizer, fui nesse mesmo dia comprar a carteira sem hesitar.

Daniela Duarte

12. Uma lição de vida e de estilo que te marcou e que segues?

Os meus pais, a forma como construíram as suas carreiras sempre unidos. Com dias bons e maus, com muitas lutas, mas sempre em conjunto.

O meu pai é um aventureiro e empreendedor nato (tenho muito essa veia dele). A minha mãe é uma pessoa muito organizada e cautelosa. Fazem o equilíbrio perfeito porque são duas pessoas totalmente diferentes uma da outra, mas que se completam.

Hoje em dia, e com a idade (risos) as prioridades começam a ser outras e para mim a vida familiar e pessoal tomou um papel muito importante para o meu equilíbrio. E se nesse âmbito não estiver bem, não consigo empreender da mesma forma. Eles são muitas vezes quem me aconselha. Juntamente com o meu irmão mais velho e o meu namorado, somos muito confidentes para o bem e para o mal, partilhamos muito e isso faz-nos crescer também. São sem dúvida o meu exemplo pessoal e profissional.

13. O que podemos esperar no futuro para o projeto Agita Kalorias?

Ideias tenho sempre muitas. Quando consigo concluir uma etapa e um objetivo, começo a pensar no que vou “cozinhar” depois. Para este ano tenho ainda preparadas algumas novidades que podem dar algum impulso ao projeto. Aumentar a equipa é sem dúvida um dos projetos de futuro. Os restantes deixo por revelar e talvez já possamos estar a falar deles na nossa próxima entrevista. (risos)

#betrend

Produtos relacionados

Calções Guess Triangle logoCalções Guess Triangle logo
T-shirt Guess Triangle logoT-shirt Guess Triangle logo
Camisola com capuz established 1973 logo hoodie para mulher em pretoCamisola com capuz established 1973 logo hoodie para mulher em preto
Camisola com capuz established 1973 logo hoodie para mulher em cor-de-rosaCamisola com capuz established 1973 logo hoodie para mulher em cor-de-rosa
Sutiã Bralette Flying VSutiã Bralette Flying V
Saia- Calções Vans X Sandy Liang TennisSaia- Calções Vans X Sandy Liang Tennis
Camisola Water Wash CrossCamisola Water Wash Cross
Calças De Fato De Treino Water WashCalças De Fato De Treino Water Wash