Catarine Martins: "(...) a parte mais gratificante do meu trabalho, saber que estou a transformar vidas"

O gosto pela elegância levou Catarine Martins a criar a página Le Fashionaire e o Clube das Fashionettes para ensinar sobre estilo e elegância. 

Mais conhecida como Le Fashionaire, Catarine Martins quer ajudar os seus seguidores a encontrarem a sua melhor versão... mas também a mais chique!

Através da sua página do Instagram partilha algumas dicas de moda, mas é no Clube das Fashionettes que vai mais longe e dá verdadeiras aulas de estilo e luxo.  

Em entrevista à Betrend, falou-nos do seu percurso até aqui e do que está em carteira para o futuro. 

Catarine Martins

Catarine Martins (a.k.a Le Fashionaire): a voz da elegância 

1. Começaste por formar-te em Direito, mas depois surge a Le Fashionaire. Como é que este projeto surge? O que te levou a criar o blog?

Tive o primeiro blog em 2008, e entretanto fui tendo alguns pelo caminho, mas apenas por hobby

Quando criei o Le Fashionaire ainda trabalhava na área jurídica, mas queria um espaço onde pudesse partilhar o meu gosto pela moda e pela escrita. Era o meu escape. Na altura, não gostava do meu trabalho e o blogue assumia-se como um retiro onde podia expressar a minha paixão pela moda.

2. De que forma é que o blogue Le Fashionaire mudou a tua vida? A mudança de trajeto profissional tornou-se óbvia em que momento? 

Foi o facto de ter o blogue que me serviu de portfólio para conseguir mudar da área jurídica e tornar-me copywriter de moda. 

Em 2017 tive que ser operada à anca e aproveitei esse tempo para tentar tudo o que estivesse ao meu alcance para mudar de área. Na altura, escrever sobre moda era o que mais gostava. E, foi devido ao blogue que consegui os meus primeiros clientes, o que me permitiu largar o Direito.

Catarine Martins

3. Aquilo que começou por ser um blog é hoje muito mais e assume-se agora como um projeto de consultoria de imagem que até já deu vida ao Clube das Fashionettes. Esta evolução acontece como e porquê?

Ao longo do tempo especializei-me na consultoria de imagem e estilo e no segmento de luxo e queria um espaço onde pudesse ajudar as mulheres a tornarem-se mais sofisticadas, não só a nível de imagem, como de cultura e mentalidade. O Clube acabou por surgir de forma natural, como extensão do conteúdo fornecido no Instagram.

4. Voltando ao clube das Fashionettes. Explica-nos em que consiste. 

É um Clube privado onde todas as semanas temos uma aula exclusiva sobre os temas que todas as mulheres sofisticadas e elegantes devem dominar: imagem estratégica, estilo, mundo do luxo, desenvolvimento pessoal, etc. O Clube é feito para mulheres que se querem polir, adquirindo cultura a nível de moda, imagem, luxo, mentalidade de abundância, entre outros.

5. Em que é que o Le Fashionaire e o Clube das Fashionettes se distinguem de outros blogs e projetos semelhantes? 

O blogue já não existe, apenas o canal no YouTube e a página de Instagram. Em Portugal não há nada parecido ao Clube das Fashionettes, um clube fechado destinado a mulheres que gostam de moda e procuram introduzir a elegância e a sofisticação nas diferentes vertentes da sua vida.

6. O teu trabalho é muito focado nas marcas de luxo. Sendo um mercado que não é acessível a todos, consideras que o teu público está mais segmentado? Como adaptas os conteúdos para que sejam acessíveis a todos os públicos?

Sim, a ideia é exatamente essa: ter um nicho. Mas, há muita gente que me segue mais pela parte de consultoria de imagem propriamente dita, nomeadamente conteúdos de estilo, tecidos, elegância, etc.

catarine martins

7. Só no instagram tens mais de 30 mil seguidores. De que forma achas que impactas a vida de quem te segue? 

É incrível receber mensagens de pessoas que aprenderam a diferença entre poliéster e seda, que deixaram de gastar dinheiro em peças sem qualidade, que aumentaram a autoestima porque aprenderam a vestir-se melhor e a valorizar-se, que conseguiram juntar dinheiro para aquela bolsa de luxo que não vai perder valor no tempo, etc., tudo graças ao meu conteúdo. É realmente a parte mais gratificante do meu trabalho, saber que estou a transformar vidas.

8. Como é que se inova numa altura em que o mundo digital ganha terreno, com mais influencers e parece que já foi tudo feito?

Sendo consistente e criativa diariamente. 

9. Se tivesses que eleger, qual a lição de estilo que se tornou incontornável para ti?

Comprar menos e melhor é o grande segredo das mulheres sofisticadas.

10. O que podemos esperar no futuro para o Le Fashionaire e para o Clube das Fashionettes? Há outros projetos em carteira?

Sim, estão novos projetos a caminho, nomeadamente na consultoria de imagem e estilo e na história da moda. Aguardem pelas novidades porque vai valer a pena.

#betrend

Produtos relacionados

Top Marciano EstampadoTop Marciano Estampado
Saia Marciano EstampadaSaia Marciano Estampada
Ténis Pride Classic Slip-OnTénis Pride Classic Slip-On
Cardigã com padrão total J balvin x GuessCardigã com padrão total J balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão na frente J Balvin x GuessT-shirt com padrão na frente J Balvin x Guess
T-shirt com padrão total J Balvin x GuessT-shirt com padrão total J Balvin x Guess
Top caveado com logótipo na frente J Balvin x GuessTop caveado com logótipo na frente J Balvin x Guess